6 alimentos e hábitos que podem causar pedra nos rins para você ficar longe

Pedras nos rins são comuns e é um problema que causa dor intensa, mas alguns cuidados podem ajudar a prevenir

Avalie a matéria:
Rins | Reprodução/Internet

Pedras nos rins, ou cálculos renais, são comuns e é um problema que causa dor intensa. Eles se formam devido ao acúmulo de minerais na urina, levando à sua cristalização. Genética pode ser um fator, mas hábitos alimentares e de estilo de vida são essenciais para prevenir e gerenciar essa condição. Aqui estão 6 alimentos e hábitos a evitar se você tem pedras nos rins, segundo levantamento do Terra.

Carnes vermelhas

O consumo excessivo de carnes vermelhas, embora ricas em proteínas, podem elevar os níveis de ácido úrico no organismo, contribuindo para a formação de pedras nos rins. "[…] Escolha carnes brancas, como peixe e aves sem pele, e cortes magros de carne vermelha. Coma peixes marinhos pelo menos uma vez por semana. Fuja das gorduras aparentes, como picanha e bacon", aconselha a nutricionista Ilana Gonzales, em entrevista ao Terra.

Espinafre e outros vegetais ricos em oxalato

Alimentos como espinafre, beterraba e acelga devem ser consumidos com cautela. "Esses alimentos são ricos em oxalato, substância que favorece a formação de cálculos quando em excesso. Pessoas que possuem predisposição a absorver mais oxalato no intestino (portadores de doença de Crohn, doença celíaca, pancreatite crônica, síndrome do intestino curto) devem seguir mais essa orientação", diz Caroline Reigada. Dê preferência a vegetais como brócolis e couve.

Baixa ingestão de água

É essencial manter-se bem hidratado para prevenir a formação de pedras nos rins. A urina concentrada pode propiciar a cristalização e, consequentemente, a formação de pedras. Recomenda-se ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, podendo aumentar essa quantidade se você for ativo ou residir em regiões com clima quente.

Sedentarismo

A ausência de atividade física pode contribuir para diversas condições de saúde, incluindo a formação de pedras nos rins. O exercício regular é fundamental para manter o corpo funcionando de maneira eficiente e prevenir o acúmulo de minerais responsáveis pela formação dos cálculos. "O sedentarismo pode favorecer o aumento da gordura corporal e de marcadores inflamatórios. Isso cronicamente pode levar a doenças cardiovasculares, resistência insulínica e problemas musculoesqueléticos", acrescenta a endocrinologista Ariane Cantarella Bonadio.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool desidrata o organismo, aumentando a concentração da urina e elevando o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Além disso, as bebidas alcoólicas têm o potencial de perturbar o equilíbrio ácido-base do corpo, o que contribui para a formação de cristais. "O álcool leva toxinas e componentes agressivos para os rins e fígado, pode causar hipertensão e evoluir para um problema renal", completa o Dr. Bruno Zawadzki, diretor médico da DaVita (rede de tratamento renal).

Falta de controle do peso

A obesidade está relacionada a um aumento do risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Manter um peso saudável através de uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios pode reduzir essa probabilidade. "A dieta é fundamental na prevenção dos cálculos, pois a composição da urina está diretamente relacionada com a alimentação", afirma a Dra. Caroline Reigada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES