Desde que assumiu seu legítimo, cidadã e democrático mandato como vereadora no município de Monsenhor Gil Piauí, a professora Norma Suely Abreu, vem buscando todos os mecanismos para um dispertar nos cidadãos e cidadãs do município, para um exercício pleno de sua cidadania.
No último sábado (11), a vereadora Norma Suely reuniu grupo de pessoas no plenário da Câmara Municipal de Monsenhor Gil, para mais uma vez brindar os presentes com uma rica aula sobre direitos e deveres das pessoas em uma sociedade. Para tanto a vereadora convidou nomes de pesos para uma conversa participativa, a exemplo da Professora doutora Lucineide Barros e professor doutor Jânio Jorge Vieira, filho de Monsenhor Gil e irmão da vereadora Norma.
Vamos entender melhor sobre este importante encontro. Este é mais um de uma série de outros encontros, já tendo sido realizado na Sede do município e na zona rural também. Além deste papel de conscientização sobre direitos e deveres, Norma também ouve das comunidades suas solicitações, aquilo que necessitam com mais urgência do poder executivo municipal.
Os "alunos" ou seja os convidados, eram aplicados, rapidamente compreenderam a mensagem de cada um dos mestres ali presentes. E cada um ao se manifestar, também foram cirúrgicos em seu entendimento ao exercício de sua cidadania, a exemplo de alunos, professoras e vereadores como Cleydson Paiva e outros.
Vereadora Norma Suely, Lucineide Barros Medeiros, professora, educadora popular e palestrante. Também o vereador Cleydson Paiva e professor Janio Jorge Vieira
O que é cidadania:
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).
A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
Qual a importância da cidadania?
Teoricamente, a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para haver uma melhor organização social. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.
Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
Direitos e deveres do cidadão
A cidadania é constituída pela junção de uma série de direitos e deveres, que variam de acordo com cada nação ou grupo social. No entanto, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, alguns tópicos passaram a ser considerados universais para quase todos os seres humanos.
Entre alguns dos principais deveres e direitos dos cidadãos está:
Deveres do cidadão
Votar para escolher os governantes;
Cumprir as leis;
Educar e proteger seus semelhantes;
Proteger a natureza;
Proteger o patrimônio público e social do País.
Direitos do cidadão
Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;
Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na sociedade;
O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;
Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;
Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo à lei feita para isso
Miro Silva, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Monsenhor Gil
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.