Não é segredo que seguir uma alimentação saudável faz bem à saúde e existem alguns alimentos que são importantes para ajudar a proteger a saúde do coração. Aqueles que são ricos em potássio conseguem fazer isso de forma eficiente, pois esse item ajuda a regular a pressão arterial, contribui para o bom funcionamento dos músculos e nervos e melhora o ritmo cardíaco.
Uma pesquisa publicada em julho de 2022 no European Heart Journal, periódico da Sociedade Europeia de Cardiologia mostrou que o consumo do potássio foi associado aos maiores ganhos de saúde em mulheres. "Os resultados sugerem que o potássio ajuda a preservar a saúde do coração, mas as mulheres se beneficiam mais do que os homens. A relação entre potássio e eventos cardiovasculares foi a mesma, independentemente da ingestão de sal, sugerindo que o potássio tem outras formas de proteger o coração, além de aumentar a excreção de sódio", explica a Dra. Caroline Reigada.
Alimentos ricos em potássio
Para ajudar a melhorar a alimentação, incluindo itens ricos em potássio, nós trouxemos uma lista com alguns destes alimentos. O primeiro deles é o pistache, que é fonte de potássio e gorduras saudáveis e é uma ótima opção para cuidar da saúde do coração. "As oleaginosas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável", explica a nutricionista Natália Colombo.
O salmão também é outro importante aliado da saúde do coração. Este alimento é conhecido por ser rico em proteínas e ômega 3, mas ele também é uma ótima fonte de potássio. "Deve-se excluir a versão empanada frita! Use a versão empanada na farinha de amêndoas e no forno! Exclua dos temperos itens que contenham glutamato monossódico, amido modificado, xaropes e maltodextrinas", recomenda a nutricionista Fernanda Paulucci.
Quando consumido com moderação, o chocolate meio amargo fornece antioxidantes, potássio e benefícios para a saúde do coração. "Os chocolates com maior concentração de cacau têm ação vasodilatadora, melhoram a função vascular e contam com atividades antiplaquetárias, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias", explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.
Os feijões também não podem ficar de fora da alimentação de quem quer reforçar a saúde do coração. Isso vale principalmente para o feijão-preto, que possui aproximadamente 739 mg de potássio por xícara cozida. "Por serem alimentos [os feijões] muito fibrosos, eles diminuem a velocidade de absorção de uma refeição, o que é bom, pois diminuem o apetite e a liberação de hormônios que nos fazem ganhar peso", diz o nutricionista Fernando Castro.
Outros alimentos
Outros alimentos apontados por especialistas como fontes importantes de potássio e completam o top 10 são a banana, o abacate, batata-doce, espinafre, castanha-do-pará e uva-passa. "Vale lembrar que o aumento da ingestão de potássio tem sido relacionado também à prevenção de outros riscos cardiovasculares", acrescenta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). A profissional ressalta ainda que o mineral ajuda o corpo a excretar mais sódio na urina, o que ajuda no controle da pressão.