A hipertensão muitas vezes se desenvolve de forma silenciosa, sem apresentar sintomas evidentes. Porém, um sinal importante pode estar relacionado à saúde ocular. Os impactos da pressão alta nos olhos variam conforme o nível de elevação ou descontrole da pressão arterial.
Se a hipertensão estiver controlada ou com um aumento moderado, é possível que não surjam sinais. No entanto, quando a pressão arterial se eleva de forma significativa e não é tratada, pode causar visão embaçada ou outras alterações visuais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por que isso ocorre?
A hipertensão arterial faz com que os vasos sanguíneos da retina se tornem mais espessos e estreitos, o que diminui o fluxo sanguíneo. Como resultado, a falta de circulação adequada na retina pode causar visão embaçada ou até perda total da visão, conforme a American Heart Association.
Indivíduos com diabetes e pressão alta têm um risco ainda maior de desenvolver essa condição. Além disso, a hipertensão pode causar outros sintomas nos olhos, como vermelhidão, desconforto ou dor. Por isso, ao perceber essas mudanças, é essencial consultar um médico, especialmente se a pessoa souber que sua pressão arterial está descontrolada.
Vale destacar que a maioria das pessoas com hipertensão não apresenta sintomas. Medir a pressão arterial regularmente é a melhor forma de verificar se ela está elevada ou dentro dos níveis normais. Quando não tratada, a hipertensão pode resultar em outros problemas de saúde graves, como doenças renais, cardíacas e derrames. Segundo a OMS, pessoas com pressão arterial extremamente alta (geralmente 180/120 mmHg ou mais) podem começar a apresentar sintomas.
Quais os sintomas de pressão alta?
fortes dores de cabeça
dor no peito
tontura
dificuldade ao respirar
náusea
vômito
visão turva ou outras alterações na visão
ansiedade
confusão
zumbindo nos ouvidos
hemorragias nasais
ritmo cardíaco anormal