3 coisas que acontecem no seu corpo quando você para de treinar

Manter-se fisicamente ativo é recomendado para todas as fases da vida

Sedentarismo | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Manter-se fisicamente ativo é recomendado para todas as fases da vida, pois adotar um estilo de vida sedentário pode ter consequências sérias. O diretor técnico de academia, Eduardo Netto, destacará os três principais impactos no corpo que ocorrem quando alguém para de se exercitar.

O primeiro deles é a tensão. Segundo o profissional, o ganho de peso e o aumento nos níveis de estresse, são consequências diretas na vida de quem para de treinar. Além disso, ele explica que há a diminuição do condicionamento físico de uma maneira geral, mudança no humor e piora da qualidade de sono.

Cansaço

Quando uma pessoa começa a ter dificuldades em realizar atividades diárias, como uma simples caminhada até a padaria ou passeios no shopping com a família, esses momentos podem se tornar cansativos. Se subir escadas faz com que a pessoa sinta as pernas pesadas, experimente um aumento na frequência cardíaca e fique mais ofegante, esses são sinais visíveis de que algo pode não estar bem com a saúde.

Saúde afetada

O acúmulo de gordura na região visceral e na barriga é um sinal de alerta significativo e pode indicar problemas de saúde graves. Esse tipo de gordura, acumulada ao redor dos órgãos internos, é associado a condições como a esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado. Além disso, a gordura visceral pode afetar outros órgãos importantes, como o coração e os rins, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo 2. 

Recuperação

O tempo necessário para a recuperação após um período de destreinamento varia conforme diversos fatores, incluindo o nível de condicionamento físico anterior, a intensidade do treinamento, a idade, a dieta e a genética. Cada um desses elementos pode influenciar a rapidez com que o corpo retorna ao estado de preparo físico anterior.

“A ‘chave’ para o sucesso no mundo fitness é ter consistência nas pequenas ações. E, além disso, um plano de retorno bem estruturado para retomar a rotina de exercícios de forma segura e eficaz. Portanto, caminhadas, tarefas da vida diária e exercícios com peso corporal são excelentes estratégias para minimizar esse impacto”, encerrou Eduardo Netto.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES