Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil. Entre 2017 a 2021, 7.368.654 pessoas morreram por esse motivo no país. De acordo com o INC, as principais formas de prevenção são a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que ocorram de 300 mil a 400 mil casos de infarto por ano. Apesar dos conhecidos sintomas associados à doença, como desconforto no peito, formigamento no braço ou falta de ar, a dor de um ataque cardíaco pode ser muito menos evidente. Quando não há um sinal claro, isso é chamado de ataque cardíaco silencioso.
Ataque cardíaco silencioso
O ataque cardíaco silencioso se dá quando o coração precisa de sangue rico em oxigênio para funcionar. Isso porque as placas, quando acumuladas nas artérias que transportam sangue para o coração, podem comprometer o fluxo sanguíneo. Quanto mais tempo sem o fluxo sanguíneo, mais danos ocorrerão ao coração. E por conta do caráter silencioso, a condição causa danos significativos. Não por acaso, quando não tratado, o ataque cardíaco silencioso pode ser mortal.
Quais são os possíveis sinais?
- 1. Dificuldade para respirar e tontura
Sensação de fadiga e falta de ar depois de subir as escadas ou até mesmo arrumar a cama pode ser um sinal de que o coração não está conseguindo bombear sangue para o resto do corpo. A falta de ar pode ocorrer com ou sem dor no peito e é um sinal comum de um ataque cardíaco silencioso. Também pode ocorrer tontura e desmaio.
- 2. Leve dor no peito, pressão ou desconforto
Às vezes, a dor de um ataque cardíaco é repentina e intensa, o que os torna fáceis de reconhecer e obter ajuda. Mas, e quando não é? A maioria dos ataques cardíacos, na verdade, envolve apenas uma leve dor ou desconforto no centro do peito. A pessoa também pode sentir pressão ou aperto. Esses sintomas geralmente começam lentamente e podem desaparecer e voltar. Isso pode ser complicado porque esses sintomas podem estar relacionados a algo menos grave, como azia.
- 3. Desconforto em outras áreas do corpo
Um ataque cardíaco não afeta apenas o coração. Também é possível sentir os efeitos em todo o corpo. Mas isso pode tornar a identificação de um ataque cardíaco confusa. Dor e desconforto podem aparecer, por exemplo, nos braços (um ou ambos), pescoço, mandíbula, boca do estômago e nas costas.
- 4. Náuseas e suores frios
Acordar suando frio, sentir náuseas e vômitos podem ser sintomas de inúmeras condições de saúde, mas também podem ser sinais de um ataque cardíaco silencioso.
É possível prevenir um infarto silencioso?
A prevenção do infarto silencioso é a mesma da tradicional. É importante realizar sempre os exames de rotina, manter todos os fatores de risco para infarto bem controlados, como a pressão arterial, a glicemia, os níveis de colesterol e triglicérides. Além de evitar o tabagismo, fazer exercício físico regular, evitar o estresse, dormir bem e se alimentar adequadamente.