Seguir uma alimentação balanceada e nutritiva é o melhor caminho para quem quer levar uma vida saudável. No entanto, quais itens escolher e quais as quantidades consumir vai depender do objetivo de cada pessoa. Não existe a melhor dieta, mas a mais adequada ao objetivo de cada um. Enquanto alguns buscam perder peso, outros apostam em um ganho e/ou manutenção de massa muscular.
Quais alimentos incluir? A personal trainer e nutricionista Aline Becker, em entrevista exclusiva para o Sport Life, indica cinco alimentos que podem entrar em qualquer dieta. O primeiro deles é o ovo. “É a base para uma alimentação com uma boa fonte de proteína e nutrientes. Contém entre outros minerais ácido fólico, zinco, colina, potássio e proteína”, disse.
“Além disso, como o ovo apresenta pouca gordura saturada, é extremamente eficaz para uma dieta saudável. Possível fazer diversas receitas desde as mais elaboradas como as práticas para o dia a dia, como cozido, omelete e mexido. O único detalhe que devemos prestar atenção no preparo é para evitar utilizar altas quantidades de óleo e sal”, completa Aline.
LINHAÇA. Essa é uma importante fonte de fibras, que pode estar em várias receitas, compondo com muitos outros alimentos. Além de poder ser misturada com iogurtes, vitaminas e saladas. “Especialmente para as mulheres carrega um benefício especial: contém lignina, que é um fitoquímico com estrutura semelhante ao estrogênio. Além disso, a linhaça é rica em fibras, proteína e gordura boa, acelera o metabolismo e absorve as gorduras do corpo. Melhora a digestão, contribui para o bom funcionamento do intestino, não deixa o organismo reter líquidos e sendo assim um alimento que ajuda a emagrecer”, pontuou a profissional.
MAÇÃ. A fruta também é fonte de fibras, além de ser rica em vitamina C e numerosos antioxidantes. “Possui um alto nível de uma substância chamada pectina, fibra que aumenta aquela sensação de saciedade e retarda o processo de digestão. Por isso, as maçãs além de saborosas, são uma ótima opção para aquele lanchinho se você estiver com fome entre as refeições”, comentou.
GRÃO DE BICO. Essa é uma importante fonte de proteína vegetal e pode fazer parte de qualquer dieta. “É uma ótima fonte de proteínas e também é um dos alimentos que ajudam a emagrecer. Por ser uma leguminosa, é rico em fibras solúveis, que colaboram para que o organismo se sinta mais saciado. Além disso, um alimento super versátil, que pode oferecer proteínas para substituir a carne vermelha em diversas receitas. Pode ser consumido em salada, patês, pastas e também como snacks ao ser assado”, admitiu.
BANANA. Essa é uma fruta queridinha de muita gente e faz já faz parte da alimentação de muitos brasileiros. “Bananas estão entre as melhores fontes mundiais de potássio. Essa fruta é rica em vitamina B6 e fibras. Além de tudo, as bananas são facilmente convenientes e portáteis. Você pode adicioná-la ao café da manhã junto com cereais, preparar uma panqueca de banana ou esquentá-la no micro-ondas com canela. É possível transformá-la facilmente em um snack para os dias corridos ou viagens de curta duração. Além disso, a banana também pode ser utilizada como um pré-treino e conceder energia para quem se exercita”, finalizou Aline Becker.