Dependendo da causa da dor de cabeça, o uso de compressas frias ou quentes podem ser indicados para aliviar a dor. A compressa deve ser aplicada no local da cabeça em que se sente a dor, na nuca ou na testa, por exemplo, por cerca de 10 a 20 minutos.
A compressa fria é normalmente indicada quando a dor de cabeça é típica da enxaqueca, ou seja, quando é constante e, em alguns casos, é acompanhada por outros sintomas. Assim, a compressa com água gelada ajuda a contrair os vasos sanguíneos da cabeça e diminuir o volume de sangue no local, aliviando a dor.
Por outro lado, as compressas com água morna são indicadas quando a dor de cabeça é tensional, ou seja, desencadeada por estresse. Nesse caso, além de fazer a compressa morna, pode-se também tomar banho de água quente, pois ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça.
Por isso, é importante que seja identificada a causa da dor de cabeça para saber se é mais indicado fazer a compressa fria ou quente. Saiba como identificar os tipos de dor de cabeça.