5 fatos que você provavelmente não sabe sobre menopausa - Você ainda pode engravidar na menopausa

Todo o organismo da mulher passa por modificações e alguns sintomas podem surgir antes da interrupção completa da menstruação - Você ainda pode engravidar na menopausa

Slide 1 de 5

Você ainda pode engravidar na menopausa

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A menopausa marca o fim do estoque de óvulos e, consequentemente, da fase reprodutiva da mulher, o que impede que engravide naturalmente. Mas mesmo que ela não tenha preservado a fertilidade por meio do congelamento de óvulos, a mulher ainda pode gestar um bebê através de ovodoação, que consiste na doação do óvulo de uma mulher para que seja fecundado em laboratório e implantado no útero de outra mulher.

“O procedimento inicia-se pela realização de uma avaliação para garantir que a mulher possui capacidade de receber o embrião, que, caso seja positiva, é seguida pela busca por uma doadora de óvulos. O óvulo escolhido é fecundado em laboratório pelo sêmen, que também pode ser doado, no caso de gravidez por produção independente, ou coletado do parceiro da receptora”, explica Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da Clínica Mater Prime, em São Paulo.

“Após a fecundação e um breve período de maturação, o embrião formado é inserido no útero na receptora através de um pequeno cateter guiado por ultrassom”, completa.

Depois de cerca de 15 dias, já é possível realizar exames para verificar a eficácia do procedimento, que, no geral, possui altas taxas de sucesso, com chance de gravidez de 50 a 60%.

Slide 1 de 5
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES