6 alimentos e hábitos que podem causar pedra nos rins para você ficar longe

Pedras nos rins são comuns e é um problema que causa dor intensa, mas alguns cuidados podem ajudar a prevenir

Rins | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pedras nos rins, ou cálculos renais, são comuns e é um problema que causa dor intensa. Eles se formam devido ao acúmulo de minerais na urina, levando à sua cristalização. Genética pode ser um fator, mas hábitos alimentares e de estilo de vida são essenciais para prevenir e gerenciar essa condição. Aqui estão 6 alimentos e hábitos a evitar se você tem pedras nos rins, segundo levantamento do Terra.

Carnes vermelhas

O consumo excessivo de carnes vermelhas, embora ricas em proteínas, podem elevar os níveis de ácido úrico no organismo, contribuindo para a formação de pedras nos rins. "[…] Escolha carnes brancas, como peixe e aves sem pele, e cortes magros de carne vermelha. Coma peixes marinhos pelo menos uma vez por semana. Fuja das gorduras aparentes, como picanha e bacon", aconselha a nutricionista Ilana Gonzales, em entrevista ao Terra.

Espinafre e outros vegetais ricos em oxalato

Alimentos como espinafre, beterraba e acelga devem ser consumidos com cautela. "Esses alimentos são ricos em oxalato, substância que favorece a formação de cálculos quando em excesso. Pessoas que possuem predisposição a absorver mais oxalato no intestino (portadores de doença de Crohn, doença celíaca, pancreatite crônica, síndrome do intestino curto) devem seguir mais essa orientação", diz Caroline Reigada. Dê preferência a vegetais como brócolis e couve.

Baixa ingestão de água

É essencial manter-se bem hidratado para prevenir a formação de pedras nos rins. A urina concentrada pode propiciar a cristalização e, consequentemente, a formação de pedras. Recomenda-se ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, podendo aumentar essa quantidade se você for ativo ou residir em regiões com clima quente.

Sedentarismo

A ausência de atividade física pode contribuir para diversas condições de saúde, incluindo a formação de pedras nos rins. O exercício regular é fundamental para manter o corpo funcionando de maneira eficiente e prevenir o acúmulo de minerais responsáveis pela formação dos cálculos. "O sedentarismo pode favorecer o aumento da gordura corporal e de marcadores inflamatórios. Isso cronicamente pode levar a doenças cardiovasculares, resistência insulínica e problemas musculoesqueléticos", acrescenta a endocrinologista Ariane Cantarella Bonadio.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool desidrata o organismo, aumentando a concentração da urina e elevando o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Além disso, as bebidas alcoólicas têm o potencial de perturbar o equilíbrio ácido-base do corpo, o que contribui para a formação de cristais. "O álcool leva toxinas e componentes agressivos para os rins e fígado, pode causar hipertensão e evoluir para um problema renal", completa o Dr. Bruno Zawadzki, diretor médico da DaVita (rede de tratamento renal).

Falta de controle do peso

A obesidade está relacionada a um aumento do risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Manter um peso saudável através de uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios pode reduzir essa probabilidade. "A dieta é fundamental na prevenção dos cálculos, pois a composição da urina está diretamente relacionada com a alimentação", afirma a Dra. Caroline Reigada.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES