6 motivos para incluir este alimento na sua dieta

Rica em nutrientes essenciais, essa proteína traz diversos benefícios para a saúde

Imagem ilustrativa de alimentos | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Estamos falando do peixe! Os peixes são uma fonte excelente de proteínas de alta qualidade e são ricos em minerais essenciais, vitaminas e ácidos graxos como o ômega 3. Esse conjunto de nutrientes proporciona diversos benefícios para a saúde, incluindo redução da inflamação, melhoria da saúde mental e cardiovascular devido ao baixo teor de gorduras saturadas.

6 MOTIVOS PARA INCLUIR PEIXE NA DIETA

1. Proteínas de alta qualidade: os peixes são uma fonte excepcional de proteínas de alta qualidade, essenciais para a construção e reparo dos tecidos corporais. Além disso, elas são altamente biodisponíveis, o que significa que o corpo pode absorvê-las e utilizá-las de maneira eficiente.

"A ingestão adequada de proteínas é vital para sustentar a saúde óssea e garantir sua estruturação adequada, juntamente a outros nutrientes essenciais", acrescenta a nutricionista Dra. Iana Mizumukai de Araújo, em entrevista ao Terra.

2. Fontes de ômega 3: ricos em ômega 3, o consumo regular de peixes pode ajudar a manter a saúde cardiovascular e cerebral. Isso porque ele pode auxiliar na redução de inflamações e a diminuir os triglicerídeos no sangue, o que auxilia na regulação da pressão arterial.

3. Fontes naturais de vitaminas e minerais essenciais: os peixes são uma excelente fonte de vitaminas D e B12, iodo e selênio. A vitamina D é fundamental para a saúde óssea, enquanto a vitamina B12 é crucial para a formação dos glóbulos vermelhos. Por sua vez, o iodo e o selênio são responsáveis pela produção dos hormônios da tireoide, que regulam o metabolismo. 

"Ter a combinação equilibrada de suplementos adequados aliados a hábitos saudáveis é fundamental para quem precisa ter o controle da tireoide. Os nutrientes como selênio, ômega 3, vitaminas do complexo B, dentre outros, conseguem ajudar na regulação da função tireoidiana, explica a nutricionista Larissa Amorim ao Terra.

Peixes podem ser consumidos em variadas receitas. Reprodução.

4. Promovem a saúde da pele: os peixes contêm uma variedade de nutrientes benéficos para a saúde da pele. Além de ômega 3, que ajuda a manter a barreira de proteção da pele saudável e melhora sua elasticidade, a vitamina A desempenha auxilia na regeneração celular e na produção de colágeno.

5. Auxiliam na saúde mental: os ácidos graxos encontrados nos peixes podem contribuir para a redução do risco de depressão e ansiedade, além de ajudar a melhorar o humor e a função cerebral. Esses nutrientes desempenham um papel importante na regulação dos neurotransmissores no cérebro, promovendo um equilíbrio mental saudável. 

6. Fortalecem a imunidade: os peixes de água salgada frequentemente contêm níveis mais elevados de selênio, um antioxidante poderoso que protege as células contra danos causados pelos radicais livres. Além de suas propriedades antioxidantes, o selênio atua na proteção do sistema imunológico, fortalecendo as defesas do corpo contra doenças e infecções.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES