Comer comer, é o melhor para poder crescer! Não há como negar que arroz com feijão é uma combinação base da alimentação dos brasileiros. E não é à toa: além de ser delicioso, esse grão do grupo de leguminosas ainda oferecer diversos benefícios à saúde.
Um estudo realizado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é prova disso. Nele, foi constatado que as pessoas que consomem feijão de forma regular, de cinco a sete vezes por semana, têm chance 14% menor de desenvolverem sobrepeso e 15% menor de serem obesas. Mas a lista de benefícios não para por aí!
RICO EM PROTEÍNAS
Em entrevista ao Terra, a nutricionista Aline Maldonado F. de Alcântara, explicou que o feijão é rico em proteínas vegetais, vitaminas e minerais, como o ferro, contribuindo diretamente para a saúde digestiva, no controle do colesterol e glicemia e na promoção da saciedade.
"Com tantos alimentos light, diet e ultraprocessados, há quem acredite que consumir uma refeição já pronta, dentro desses parâmetros industrializados, pode ser mais leve e engordar menos que um prato de arroz e feijão - e é aí que mora o perigo", ela aponta.
6 MOTIVOS PARA COMER FEIJÃO
Fonte de proteínas vegetais: seja ele branco, vermelho, preto ou carioca, o feijão é uma grande fonte de proteína vegetal. O consumo regular de proteínas está diretamente ligado à manutenção de funções importantes no organismo, como a construção de tecidos corporais (pele, cabelos, unhas, músculos, ossos e dentes) e a regulação de hormônios e enzimas. Elas também participam do sistema imunológico, atuam no sistema nervoso, transportam oxigênio e outros nutrientes.
Melhora da saúde digestiva: com uma quantidade significativa de fibras alimentares, o feijão contribui para a melhora e manutenção da saúde digestiva. A ingestão diária e adequada de fibras ajuda a prevenir a constipação, promove a regularidade intestinal e alimenta as bactérias benéficas do intestino. O feijão carioca, por exemplo, é uma boa fonte de cobre e molibdênio, mineral responsável pelo metabolismo saudável, e fitonutrientes, que ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, como o de estômago.
Controle do colesterol e da glicemia: as fibras presentes no feijão também desempenham um papel importante no controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue. Consumir o feijão regularmente pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (o "mau" colesterol) e melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando a prevenir picos de açúcar no sangue.
Saciedade e controle de peso: o consumo regular de feijão é fundamental aos que seguem uma dieta equilibrada e saudável, seja para a manutenção ou perda de peso corporal. Em função de seu teor de fibras e proteínas, o alimento proporciona uma sensação de saciedade duradoura, reduzindo a fome e a vontade de ingerir alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcar.
Fonte de vitaminas e minerais: o feijão é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais, incluindo ferro, magnésio, potássio, folato e várias vitaminas do complexo B. Esses nutrientes desempenham papéis importantes em várias funções corporais, como a produção de energia, a saúde dos ossos e a função imunológica.
Preparos versáteis: bastante versátil, o feijão pode ser utilizado em uma infinidade de pratos e combinações, desde sopas e saladas até cozidos e hambúrgueres vegetarianos. Além de todos os benefícios nutricionais de sua composição, sua capacidade de harmonizar com outros ingredientes torna o feijão um alimento valioso em toda e qualquer dieta.
Continue informado - Saiba quais alimentos, além do feijão, são indicados ou não para uma vida saudável:
- 5 alimentos e bebidas que você não deveria consumir à noite, mas consome;
- Harvard indica 10 alimentos para reduzir o colesterol alto, veja lista;
- Alimentos que você deve evitar depois dos 30 anos pelo bem da sua saúde;
- 7 frutas que fazem disparar os níveis de açúcar no sangue.