Contribui com o controle do açúcar no sangue, regula a pressão arterial, alivia dores musculares e previne contra a osteoporose. Esses são um dos papéis do magnésio, um mineral importante para o bom funcionamento do corpo.
Ele pode encontrado em alimentos como cacau; oleaginosas como a linhaça, gergelim e a castanha de caju; vegetais verdes-escuros; frutas como a banana, kiwi e abacate; e nas carnes brancas.
“Coma mais alimentos ricos em magnésio. Dessa forma, você obterá o impulso desse mineral, além dos outros benefícios naturais desses alimentos”, afirma a professor de Medicina de Harvard Trisha Pasricha, em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DO MAGNÉSIO
- Fadiga e fraqueza;
- Perda de apetite;
- Pressão alta;
- Dormência;
- Formigamento;
- Contrações musculares;
- Cãibras;
- Irritabilidade;
- Batimentos cardíacos irregulares
- Baixos níveis de cálcio;
- Depressão;
- Náuseas e vômitos.
QUANDO SUPLEMENTAR
Níveis baixos de magnésio são observados com mais frequência em idosos, pacientes com diabetes tipo 2, hipertireoidismo ou hipoparatireoidismo, e em pessoas em tratamento para alcoolismo, que sofreram infarto do miocárdio, têm insuficiência cardíaca congestiva e cirrose hepática. Nesses casos, a suplementação pode ser indicada sob orientação médica.
O excesso de magnésio, por outro lado, pode provocar desidratação, falha renal, sintomas como náuseas, vômitos, vermelhidão na pele, redução da pressão arterial. Por isso, é importante não fazer suplementação por conta própria.