Quem está regulando a quantidade de carboidratos na dieta sabe que precisa ir com calma no consumo de frutas. Apesar de muito nutritivas, a maioria delas contém grande quantidade de frutose, um tipo de açúcar natural. Algumas opções, contudo, possuem baixo teor de frutose e uma quantidade maior de gorduras: é o caso do abacate.
Essa fruta apresenta diversos benefícios, que vão desde aumentar a sensação de saciedade até melhora na saúde. Além de tudo isso, também se destaca pela versatilidade. Confira as vantagens em consumir a fruta e dicas de preparo:
"A baixa quantidade de glicose que o abacate libera previne a fadiga do exercício físico, o acúmulo excessivo de gordura corporal e mantém o organismo sempre em funcionamento, ajudando a aumentar o metabolismo", afirma a nutricionista Nathália Sales.
Rico em ômega-3, o abacate cuida da saúde cardiovascular e ainda participa da manutenção dos neurônios, preservando funções como a memória. Pois, o ômega-3 reduz a lipogênese hepática e da LPL, contribuindo assim de forma muito importante para a redução dos triglicerídeos.
Quem pratica atividade física intensa precisa aumentar o consumo de substâncias antioxidantes. Vitamina E, luteína e zeaxantina são algumas dessas substâncias presentes na fruta. Elas melhoram a circulação sanguínea e previnem doenças oculares.
Aposte em pratos salgados com abacate: bata a polpa com um mixer e uma pitada de sal para obter um creme a ser usado no lugar da maionese; combine a polpa amassadinha com cebola e tomate picados, sal e limão para servir com palitinhos de legumes (cenoura ou salsão); use fatias de abacate ou avocado para incrementar as saladas.
Se preferir usar a fruta em receitas doces, faça um smoothie com a polpa congelada do abacate batida com leite vegetal e alguma fruta mais doce, como a banana, ou com adoçante natural (como o xylitol).