A gordura localizada nada mais é do que o excesso de tecido adiposo em determinada parte do corpo. E isso incomoda muita gente, que busca formas de se livrar dela. A boa notícia é que, apesar de não ser tão fácil, é possível. O médico do esporte Tiago Viana traz quatro dicas que podem ajudar a queimar essa gordura de forma eficiente.
Não existe muito segredo quando o assunto é queimar calorias e perder peso. Optar por um estilo de vida saudável, focando em uma alimentação equilibrada e na prática regular de atividade física são os pilares para quem tem isso como objetivo. As dicas do médico vão te ajudar a conseguir queimar calorias de forma mais rápida.
HIIT
A primeira dica do médico é apostar no HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade). “O HIIT envolve alternar entre períodos curtos de exercícios de alta intensidade e períodos de recuperação. Isso aumenta a taxa metabólica e queima mais calorias em um curto período de tempo. A intensidade ajuda a mobilizar e queimar gordura, mesmo após o exercício devido ao efeito pós-exercício”, garante o profissional.
Alimentação equilibrada
Apostar em uma alimentação equilibrada também ajuda a se livrar da gordura localizada. Frutas, verduras e legumes são boas opções para se chegar a esse objetivo. “Comer de forma equilibrada e planejada é essencial. Isso significa consumir alimentos ricos em nutrientes, controlar as porções e manter uma ingestão calórica adequada. Isso cria um deficit calórico e forçando o corpo a queimar gordura como fonte de energia”, detalha Viana.
Sono regular
Dormir bem, por um período de sete a nove horas por noite, também é fundamental para se chegar a esse objetivo. “O sono adequado é fundamental para a regulação hormonal, incluindo a leptina e a grelina, que controlam a fome e a saciedade. Quando você dorme bem, é mais fácil manter escolhas alimentares saudáveis e controlar o apetite, o que ajuda na perda de gordura”, complementa o profissional.
Hidratação
Quem quer perder a gordura localizada também não pode esquecer de se manter hidratado. “A água é essencial para processos metabólicos, incluindo a queima de gordura. Beber água suficiente ajuda o corpo a metabolizar a gordura de forma eficaz. Além disso, às vezes a sede é confundida com a fome. Então, ficar hidratado pode evitar excessos alimentares”, afirma Thiago Viana, em entrevista ao Sport Life.