Se você está fazendo atividade física regulamente, seguindo sua dieta sem erros, mas nada te faz perder os quilinhos que você deseja, algo está errado. Se esse é seu caso, talvez seja a hora de analisar sua rotina para identificar possíveis hábitos que podem estar atrapalhando seus resultados e o alcance de seus objetivos.
O médico nutrólogo Renato Lobo afirma que alguns hábitos simples podem dificultar a perda de peso. Ele aponta cinco erros que são capazes de dificultar o processo de emagrecimento. Um deles é dormir pouco. "Quem dorme pouco ou dorme mal libera mais o hormônio da fome e menos o da saciedade. Então você vai ter mais fome, vai comer mais e não vai ficar saciado. Por isso, dormir mal tem uma relação direta com o ganho de peso. Se você quer perder peso, tem que dormir melhor", afirma o especialista.
Alimentar-se próximo ao horário de dormir também atrapalha a perda de peso. Segundo o médico, a distância entre o horário da sua última refeição e a hora de dormir contribui para o emagrecimento ou ganho de peso. Se seu horário de dormir é meia noite e sua última refeição costuma ser feita às 23h, isso já é um fator que contribui para o ganho de peso. "Por isso, quanto mais distante a hora que você come para a hora que dorme, melhor", disse em entrevista ao Terra.
Ser ocioso também contribui para atrapalhar a perda de peso. Se você não pratica nenhuma atividade física regulamente e passa muito tempo sentado, isso pode atrapalhar seus objetivos. Se você trabalha sentado, também precisa ficar atento. "É importante se levantar e caminhar, nem que seja para ir ao banheiro. No almoço, por exemplo, em vez de pedir comida, prefira ir até o local, pois isso vai ativar o metabolismo e favorecer o emagrecimento", destaca o especialista.
Alimentação
As escolhas alimentares inadequadas também fazem bastante diferença. Se na sua alimentação diária não há o consumo de legumes, verduras e folhas, você não terá os benefícios das fibras, que ajudam a manter o intestino regulado e atrapalham a absorção dos carboidratos e das gorduras. "Isso reduz a produção da insulina que é responsável por estocar, como gordura, o excesso de calorias. Então, o consumo de salada primeiro tem uma relação com o emagrecimento", afirma o médico.
Comer doces em excesso também é um erro que atrapalha a perda de peso. O doce possui muito açúcar ou alguma substância que simula os efeitos do excesso de frutose. Isso faz com quem aconteça uma absorção muito rápida de açúcar e isso contribui para gerar picos de insulina no organismo. De acordo com o nutrólogo, esse pico interrompe o gasto de gordura e favorece o acúmulo de gordura.