Você já se perguntou o que é um tumor cerebral? Se não, um tumor é caracterizado pelo crescimento acelerado e errático de um grupo de células que sofreu uma mutação e que passou a se comportar de forma incorreta, causando, por exemplo, a formação de uma massa de células.
Quando isso acontece no cérebro ou nas meninges (membranas finas e viscosas que recobrem o cérebro e ficam no interior do crânio), o paciente é diagnosticado com tumor cerebral. Os tumores no cérebro podem ser benignos, mas são, em grande maioria, malignos. Dependendo do quanto ele cresce, o tumor cerebral pode destruir o tecido cerebral saudável e comprimir o restante do cérebro, causando um aumento na pressão intracraniana.
Os sintomas de tumores cerebrais, dependem sobretudo da localização e do tamanho da massa tumoral: como cada área do sistema nervoso central é responsável por uma função específica, será justamente aquela que será afetada com o desenvolvimento da doença.
Entre os sintomas incomuns de um tumor cerebral estão aqueles relacionados à visão, como visão dupla, visão turva, perda de visão lateral. Ao notar esse sinais, é importante consultar um médico ou oftalmologista para investigar as causas.
Outros sintomas de tumor cerebral
- Dor de cabeça incontrolável, nunca sentida antes desta forma e com esta frequência
- Náusea
- Vômitos
- Problemas de equilíbrio e mobilidade
- Problemas de linguagem
- Confusão
- Crises neurológicas
Tipos de tumor cerebral
Os tipos de tumor cerebral variam de acordo com o tipo de célula afetada pelo crescimento acelerado e errático que caracteriza o tumor cerebral. Entre os principais tipos de tumor cerebral, podemos destacar:
- meningioma: surgem nas meninges que recobrem o cérebro ou a medula espinhal;
- gliomas: tumores que se iniciam nas células gliais;
- ependimomas: tumores que se iniciam nas células ependimais;
- meduloblastomas: cometem as células neuroectodérmicas do cerebelo;
- gangliogliomas: afetam os neurônios e as células gliais;
- adenoma de hipófise: afeta a hipófise fazendo com que ela cresça e aumente de tamanho;
- craniofaringiomas: costumam surgir na base inferior do cérebro, bem próximo ao crânio;
- astrocitomas: tumores que se iniciam nas células astrócitos;
- oligodendroglioma: tumores que se iniciam nas células oligodendrócitos.
Como é o tratamento de tumor cerebral?
O tratamento de tumor cerebral depende de sua localização, tipo e até mesmo de seu grau de avanço e comprometimento do cérebro. Atualmente, o tumor cerebral pode ser tratado por meio de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia e até mesmo de terapia-alvo. Nos casos em que tratar o tumor em si não é possível, os médicos podem optar por tratar os sintomas do paciente, na chamada terapia de suporte.