A diabetes, doença metabólica crônica, é uma condição causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Recentemente, o especialista em saúde, Rav Malik, citado pelo DailyMail, trouxe uma lista com os principais sinais de alerta que podem indicar risco de desenvolver diabetes.
De acordo com Malik, antes de se tornar diabético, o corpo passa a desenvolver muitos marcadores de resistência à insulina. Dentre os sintomas, estão inchaço nos pés e fissuras na parte de trás do pescoço. Ele explica ainda que existem casos em que a pele pode apresentar mudanças, com marcar e pigmentação ao redor do pescoço e dos nós dos dedos.
O especialista ressalta ainda que, se a pessoa perceber que a gordura abdominal está “dura” e “densa”, isso pode ser um indicativo de que o organismo está criando resistência à insulina, pois o corpo está preso no modo de armazenamento. É importante estar atento a todos esses sinais para que eles não passem despercebidos.
Pés inchados
Malik afirma ainda que a presença de pés inchados também pode ser um sintoma de que o seu corpo está com retenção de líquidos e que a sua pressão arterial está mais elevada. Isso pode ocasionar ainda um aumento no tamanho do pescoço, dificultando que pessoa tenha uma boa noite de sono e fazendo aumentar o risco de apneia do sono. Por fim, o especialista em saúde destaca que ter braços "flácidos" também pode ser um sinal de resistência à insulina.
Se alguns destes sintomas forem percebidos, é fundamental que a pessoa procure uma orientação médica para que se tenha um diagnóstico preciso e para que se possam iniciar os cuidados necessários. Além disso, apostar em um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, com a prática regular de atividade física são medidas importantes na prevenção e no manejo da diabetes.
Incidência da diabetes
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).