Alimento que diminui dor? Especialista indica 3 que funcionam de verdade

A alimentação tem um papel importante no funcionamento do corpo, incluindo no auxílio de dores e inchaços

Salmão é um alimento anti-inflamatório | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Alimentos que diminuem a dor realmente existem? A resposta é sim e encontrá-los não é algo tão difícil assim. Os smoothies de frutas vermelhas, peixes ricos em ômega-3 e a cúrcuma são alimentos com propriedades anti-inflamatórias e indicados para tratar dor crônicasegundo tese do neurologista e especialista em dor Dr. Ramon D'Ângelo Dias.

"A inclusão desses alimentos na dieta diária pode fazer uma diferença significativa na redução da inflamação, um dos principais causadores da dor crônica em condições como a artrite e a fibromialgia", destacou.

SUAS PROPRIEDADES

Frutas vermelhas: As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e, especialmente, em antocianinas. "Incorporá-las na alimentação diária como um smoothies, iogurtes ou como um lanche saudável pode sim oferecer um alívio adicional para quem lida com a dor crônica", destacou.

Alimentos que ajudam na dor crônica. Reprodução 

Cúrcuma: Já a cúrcuma é amplamente estudada por sua capacidade de reduzir a inflamação e o stress oxidativo, fatores que contribuem para a dor crônica. "É possível incorporar cúrcuma em sopas, ensopados, chás ou como tempero em diversos pratos", concluiu.

Peixes ricos em ômega 3: Os peixes ricos em ômega-3 são o salmão, sardinha e atum. A recomendação é comer pelo menos duas vezes por semana para usufruir de seus benefícios. 

COMO ENCAIXAR O ÔMEGA 3 NO ORÇAMENTO 

O salmão pode ser caro para alguns lares e dessa maneira é possível considerar opções acessíveis, ou seja, que oferecem benefícios nutricionais semelhantes. "Sardinhas, cavala, arenque e atum são ótimas opções, que também são ricas em ômega-3 e outros nutrientes essenciais", encerrou o nutrólogo Dr. Ronan Araujo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES