Alimentos afrodisíacos existem ou isso tudo não passa de mito? Há milênios as pessoas discutem sobre o assunto, homens e mulheres buscam despertar o apetite sexual com a ajuda de alimentos que possam tornar o momento a dois mais “caliente”.
Há quem acredite que a libido baixa está ligada à falta de vitaminas e alguns minerais, como vitamina E, zinco e selênio.
A vitamina E está presente nos ovos e óleos vegetais; o selênio encontra-se na castanha do pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral e peixes; e as maiores fontes de Zinco são as proteínas animais, leite e derivados, e crustáceos, podendo também ser encontrado nos cereais, nozes e amendoins.
Os frutos do mar, em especial ostras e mexilhões, são campeões dentre os alimentos afrodisíacos. Além disso, são alimentos leves, importantes em um jantar romântico. Afinal, feijoada e sedução não caminham juntas.
Acredita-se que alguns alimentos são afrodisíacos (Foto: Reprodução/Internet)
O amendoim, o gengibre e a pimenta também fazem parte do grupo. Quanto mais apimentada a comida, mais apimentado o amante… As especiarias como o cravo e a canela, pelo aroma e pelo calor que provocam, são estimulantes.
Frutas como o morango, a cereja e as uvas estimulam pela cor (o vermelho libera adrenalina no corpo) e também por suas formas. A cor vermelha sempre é estimulante!
Lista de alimentos afrodisíacos
Beterraba
Contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuída em alimentos de origem vegetal e animal).
Esta substância, quando entra em contato com o organismo humano, é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), que se modifica para óxido nítrico.
Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio.
Isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados (o que tem a ver com a capacidade dos exercícios) e também melhora a energia, o desempenho e a potência.
Chocolate
Produz serotonina, neurotransmissor que tem várias funções sobre o sono, humor e é responsável principalmente pela sensação de prazer. Reza a lenda de que o sedutor Don Juan de Marco era um grande apreciador da bebida “chocolate quente”.
Morango
Essa fruta delicada, de cor intensa, é presença fundamental nos rituais de sedução – melhor ainda se for acompanhada de champanhe. Além disso, o vermelho da fruta libera a adrenalina no corpo e o morango é “carnudo”.
Manjericão
É fortificante dos órgãos sexuais.
Aspargos
É rico em vitamina B3 (que promove a vasodilatação, melhorando a circulação e a ereção do pênis) e em magnésio (importante para a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, que é fundamental para a libido).
O próprio formato fálico do aspargo já induz a pensamentos maliciosos. A Madame de Pompadour, amante do rei Luiz XV, era famosa por criar pratos com aspargos.
Amendoim
Por ser uma oleaginosa, é um alimento altamente energético, de alto valor calórico. Também contém grande quantidade de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, por isso é relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual.
Ostras
Contém zinco, que está relacionado à produção de testosterona. O sedutor Giácomo Casanova era fã da iguaria: comia 50, todas as manhãs, na banheira, em companhia da mulher em quem estava interessado no momento.
Há alimentos que aumentam a produção, tanto dos espermatozoides e da testosterona (hormônio decisivo na libido), como da secreção lubrificante vaginal, estimulando ainda mais a vida sexual dos casais.
É o caso das ostras frescas, um alimento energético, que tem fósforo, iodo, zinco e pouca gordura. Isso aumenta a disposição para o sexo.
Pimenta
Esse condimento é capaz de promover o desempenho sexual. Os efeitos provocados após a ingestão da pimenta causam reações fisiológicas no corpo, como a elevação da frequência cardíaca e sanguínea e sudorese, muito semelhantes às sensações vivenciadas no ato sexual, fazendo da pimenta um dos alimentos afrodisíacos.
Ovo de codorna
É um alimento riquíssimo em proteínas, possui grande quantidade de vitamina B1 e B2, ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio, além de baixa taxa de colesterol. Mas não possui nenhuma substância que potencialize o apetite sexual.
Gengibre, cravo e canela
Pelo aroma e calor que provocam, são estimulantes.
Vinho
É um vasodilatador, ativa a circulação e estimula pela cor e sabor.
Tomate
Considerado exótico desde os tempos antigos devido à sua polpa vermelha e suculenta.
Pêssego
É considerado uma fruta sensual, principalmente pelo seu perfume, sua textura suave e suculenta, e sua cor. O pêssego tem sua origem na China, onde é cultivado há mais de dois mil anos. Segundo o Feng Shui, a cor pêssego estimula os sentidos e o fruto, a luxúria.
Uva
É uma fruta associada ao prazer, à fertilidade, a Dinonísio (Baco), Príapo e todos os deuses alegres existentes em todas as tradições. Dionísio não era apenas o Deus do vinho, mas também da fertilidade e da procriação.
Maçã
Símbolo máximo da tentação desde que Eva seduziu Adão, tem propriedades estimulantes. Sua fama entre os rituais eróticos e de sedução é universal, pois a maçã era usada em inúmeras poções mágicas, filtros de amor e encantamentos.
Maca peruana
É um tubérculo, ou seja, uma planta de crescimento subterrâneo, semelhante ao nabo, mandioca, etc.
Originária das regiões centrais do Peru, é utilizada tradicionalmente pelos populares da região como um alimento medicinal fundamental à dieta no tratamento e na prevenção de doenças.
Dentre os benefícios promovidos pela maca, o principal é o aumento da capacidade sexual, relacionado principalmente aos parâmetros reprodutivos, tais como o aumento de produção espermática e fertilidade, apresentando também efeito energético, aumentando assim a função erétil e a satisfação sexual.
Utiliza-se no preparo de receitas (substituindo parte da farinha) e também polvilhada em frutas e em vitaminas.
Mulheres que utilizam anticoncepcionais e repositores hormonais não devem consumir a maca, que atrapalha a absorção do hormônio sintético, presente nesses medicamentos.