O corpo precisa de hemácias para sobreviver. Eles transportam hemoglobina, uma proteína complexa que se liga às moléculas de ferro. Essas moléculas transportam oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Várias condições de saúde podem resultar em níveis baixos de hemácias.
Existem muitos tipos de anemia e nenhuma causa única. Em algumas pessoas, pode ser difícil identificar o que está causando uma contagem baixa de hemácias.
As três principais causas de anemia são:
Perda de sangue
A anemia por deficiência de ferro é o mais comum tipo de anemia, e a perda de sangue costuma ser a causa. A falta de ferro no sangue leva a essa forma da doença, e níveis baixos de ferro ocorrem frequentemente como resultado da perda de sangue.
Quando o corpo perde sangue, ele retira água dos tecidos além da corrente sanguínea para ajudar a manter os vasos sanguíneos cheios. Essa água adicional dilui o sangue, reduzindo a contagem de hemácias.
A perda de sangue pode ser aguda e rápida ou crônica. Algumas causas de perda rápida de sangue incluem cirurgia, parto e trauma.
A perda crônica de sangue é mais frequentemente responsável pela anemia. Pode resultar de uma úlcera estomacal, câncer ou outro tipo de tumor.
Outras causas de anemia devido à perda de sangue incluem:
condições gastrointestinais, como úlceras, hemorróidas, câncer ou gastrite
o uso de antiinflamatórios não esteroidais, como aspirina e ibuprofeno
sangramento menstrual intenso
A medula óssea é um tecido macio e esponjoso no centro dos ossos e desempenha um papel essencial na criação de hemácias. A medula óssea produz células-tronco, que se desenvolvem em eritrócitos, glóbulos brancos e plaquetas.
Uma série de doenças pode afetar a medula óssea, incluindo a leucemia. Este é um tipo de câncer que desencadeia a produção excessiva e anormal de glóbulos brancos, interrompendo a produção de eritrócitos.
Problemas com a medula óssea podem causar anemia. A anemia aplástica, por exemplo, ocorre quando poucas ou nenhuma célula-tronco está presente na medula.
Em alguns casos, a anemia ocorre quando os eritrócitos não crescem e amadurecem como de costume, como ocorre com a talassemia - uma forma hereditária de anemia.