Barulhos na barriga podem indicar câncer? Especialistas explicam

É comum ouvirmos barulhos na barriga e os motivos são os mais variados possíveis

Barriga | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

É comum ouvirmos barulhos na barriga e os motivos são os mais variados possíveis. As contrações musculares do estômago são conhecidas popularmente como 'barriga roncando'. Enquanto algumas pessoas tendem a ignorar, outras ficam alertas com esse fenômeno. O médico cirurgião do aparelho digestivo, Rodrigo Barbosa, em entrevista ao Sport Life, destaca os sinais de barulhos na barriga que merecem atenção.

Gases. Alimentos e bebidas gaseificadas têm o potencial de aumentar significativamente a formação de gases no intestino, além de estimular os movimentos peristálticos, responsáveis pelo transporte dos alimentos pelo trato digestivo. Esses processos podem levar à produção de barulhos audíveis na região abdominal. No entanto, se esses gases forem eliminados rapidamente, os barulhos podem não representar motivo de preocupação.

Síndrome do intestino irritável. Esse distúrbio, denominado síndrome do intestino irritável (SII), é caracterizado por desencadear contrações intestinais em excesso, especialmente após a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, bem como durante períodos de estresse emocional. "Além de provocar o ronco, pode ainda causar dores e diarreia", explica Rodrigo.

Obstrução intestinal. Se o ronco for causado por um fator que possa obstruir o funcionamento normal do intestino, como uma obstrução física, os alimentos e fezes podem ficar impedidos de se mover adequadamente. Nesses casos, pode ocorrer uma emergência médica caso haja uma obstrução total do órgão. "Ainda pode vir acompanhando de inchaços da barriga, náuseas ou dores", alerta.

Intolerância alimentar. Para algumas pessoas, o consumo de certos alimentos pode desencadear esses barulhos intestinais. O glúten, os laticínios, as leguminosas, como o feijão, e os alimentos ricos em fibras são alguns dos principais culpados. Quando esses alimentos são digeridos, podem causar fermentação excessiva no intestino, resultando na produção de gases e movimentos peristálticos aumentados, que por sua vez geram os barulhos audíveis na região abdominal.

Esses barulhos podem ser sinal de câncer?

Segundo o site Tua Saúde, os barulhos na barriga podem ser um sinal de câncer colorretal, mas precisam ser persistentes e acompanhados por outros sintomas como dor abdominal contínua, alterações nos hábitos intestinais, perda de peso inexplicável ou inchaço abdominal persistente.

Esse alerta é ainda mais relevante para pessoas com histórico familiar da doença, considerando os fatores de risco como genética, idade e estilo de vida. Nestes casos, é crucial buscar orientação médica especializada, como de um gastroenterologista ou oncologista, para exames e diagnóstico precoce, o que pode aumentar significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES