Broncopneumonia: o que é a doença que causou a morte de Silvio Santos

Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e frequentemente resulta de uma infecção por influenza

Montagem mostra Silvio Santos | Reprodução Montagem mostra Silvio Santos | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O apresentador Silvio Santos faleceu aos 93 anos na madrugada deste sábado (17), em São Paulo. A causa da morte, segundo o boletim médico do Hospital Albert Einstein, foi uma broncopneumonia decorrente de uma infecção pelo vírus H1N1. Silvio havia sido internado em julho após ser diagnosticado com a doença, mas teve alta para se recuperar em casa. No início deste mês, ele voltou a ser hospitalizado e o quadro evoluiu para uma broncopneumonia, levando ao seu falecimento.

o que é broncopneumonia?

A broncopneumonia é uma forma de pneumonia que inflama os alvéolos pulmonares, responsáveis pela troca de oxigênio no sangue. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e frequentemente resulta de uma infecção por influenza. O pneumologista Frederico Fernandes destaca que o tratamento para broncopneumonia é similar ao de outras formas de pneumonia, e a detecção precoce é crucial para uma evolução favorável.

 transmitida pelo ar e secreções

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA aponta que pneumonia pode ser transmitida pelo ar e secreções, sendo mais comum em crianças pequenas e idosos devido à vulnerabilidade do sistema imunológico. Mudanças bruscas de temperatura, que ocorrem frequentemente durante o inverno, também aumentam o risco de infecção. O tratamento varia conforme o tipo de pneumonia, com antibióticos para casos bacterianos e medicamentos para aliviar os sintomas em infecções virais.

O médico José Pereira Rodrigues esclarece que a broncopneumonia, apesar de sua gravidade, é tratável e a maioria dos pacientes se recupera se receber o tratamento adequado. A rápida evolução do quadro de Silvio Santos ressalta a importância de monitoramento e tratamento eficazes para condições respiratórias. A morte do apresentador deixa um legado imenso na televisão brasileira, sendo lembrado como um ícone da comunicação no país.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com