Bruxismo: 8 fatos importantes que você precisa conhecer sobre o transtorno
- 5. Os principais sintomas
Hábito de ranger ou travar os dentes causa dor, dificuldade para mastigar e até fratura dentária — e se tornou ainda mais comum durante a pandemia de Covid-19
- 5. Os principais sintomas
Dor na face e na cabeça, ou na nuca, é um dos sintomas mais evidentes do bruxismo. Em geral, esse incômodo é em aperto e constante, como se alguém estivesse encostando uma caneta e apertando a região. A dificuldade para mastigar alimentos duros, estalos ao abrir e fechar a boca e travamento da mandíbula também estão entre eles.
Nos pacientes com bruxismo ativo, é comum a presença de desgaste dentário, com dentes mais quadrados e planos (sem cúspides, as pontas mais salientes dos dentes), sensibilidade e retração de gengiva. E em todos eles pode ocorrer a quebra de dentes: o masseter é o músculo mais forte do nosso corpo, capaz de aplicar uma força de 150 kg. Tamanha potência pode acarretar no fraturamento de dentes e próteses dentárias, que não resistem à pressão.
Cabe ressaltar que esses sintomas e consequências podem aparecer sozinhos ou juntos. E a dor em si pode variar conforme o nível de estresse— quanto mais tenso você estiver, provavelmente maior a dor.