Bruxismo: 8 fatos importantes que você precisa conhecer sobre o transtorno - 6. O tratamento é integrativo e multifatorial

Hábito de ranger ou travar os dentes causa dor, dificuldade para mastigar e até fratura dentária — e se tornou ainda mais comum durante a pandemia de Covid-19 - 6. O tratamento é integrativo e multifatorial

Slide 7 de 9

6. O tratamento é integrativo e multifatorial

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Por ser resultado do nível de estresse, não existe um tratamento para o bruxismo em si. “É necessário tratar o que provoca o apertamento e o que o apertamento causa de danos na musculatura e na articulação”, observa o especialista do Hospital Paulista. “Às vezes, a pessoa fala ‘é só usar uma placa de bruxismo’, mas isso está errado, porque como essa placa vai tratar uma depressão?”.

O entendimento mais recente sobre o tratamento vem da área da medicina chamada integrativa, que parte do princípio de que deve ser adotada uma abordagem multifatorial que varia para cada pessoa. Por exemplo: se a causa do bruxismo é o alto nível de estresse, mas sem alguma patologia associada (como depressão ou síndrome do pânico), é recomendada a adoção de atividades que busquem mitigar a tensão.

O uso de placa pode ser indicado para evitar que o paciente frature ou desgaste os dentes. Se a dor for muito aguda, podem ser receitados anti-inflamatórios ou relaxantes musculares. E há casos em que o uso de toxina botulínica para diminuir a potência do músculo ou a injeção de analgésicos diretamente nos pontos de dor pode ser recomendado.

“Temos que enxergar a dor além do componente doloroso. Se não enxergamos o paciente de maneira integral, não conseguimos tratar uma dor crônica causada pelo bruxismo”, defende Correa. “É muito importante a população saber disso, porque às vezes ela vai ao pronto-socorro com muita dor e recebe anti-inflamatório. Mas se a dor não for de origem inflamatória, ela não vai passar.”

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES