Bruxismo: 8 fatos importantes que você precisa conhecer sobre o transtorno
- 7. A dor pode durar meses
Hábito de ranger ou travar os dentes causa dor, dificuldade para mastigar e até fratura dentária — e se tornou ainda mais comum durante a pandemia de Covid-19
- 7. A dor pode durar meses
Receber o tratamento adequado é importante para que a dor não se torne neuropática ou crônica, isto é, que persiste por mais de três meses.
Quando a dor se estende por muito tempo, ocorrem modificações na área do cérebro responsável pela percepção da sensação dolorosa, dificultando o tratamento. Isso porque é o nosso sistema nervoso central quem percebe o incômodo: receptores espalhados por todo o corpo recebem o estímulo e o levam até o cérebro, que interpreta a informação como dor.
Se formos constantemente expostos ao mesmo estímulo doloroso, a região cerebral que o percebe vai aumentar, um fenômeno conhecido como neuroplasticidade. A pessoa pode até se tornar mais sensível, sentindo dor com estímulos que não deveriam causar tamanho sofrimento. Para tratá-la, então, é preciso “reeducar” o cérebro, além de bloquear os estímulos que perpetuam a dor.