Café provoca gastrite? Entenda a verdadeira relação da bebida com o estômago

O café pode ser tanto benéfico quanto prejudicial ao trato gastrointestinal. Isso vai depender de fatores como a quantidade ingerida e a predisposição individual.

Café | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O cafezinho é mesmo um vilão para o trato gastrointestinal? Ou será que é só questão de moderação? O café pode ser tanto benéfico quanto prejudicial ao trato gastrointestinal. Isso vai depender de fatores como a quantidade ingerida e a predisposição individual. 

ALIVIA A CONSTIPAÇÃO

Como ele estimula a produção de ácido gástrico, pode causar desconforto em pessoas com estômago mais sensível. Em contrapartida, ele também pode aliviar a constipação.

"Ele provoca um estímulo à motilidade intestinal, esse é um efeito bom do café para o aparelho digestivo. Inclusive, tem sido cada vez mais comprovada que a utilização do café em pós-operatório traz os movimentos intestinais de volta. Várias sociedades orientam o consumo de café no pós-operatório como um fator de estimular o retorno da motilidade intestinal", explica o cirurgião do aparelho digestivo Sidney Klajner.

CAFÉ PROVOCA GASTRITE?

"O café contém substâncias como cafeína e compostos fenólicos que podem irritar o revestimento do estômago em alguns indivíduos, agravando condições como gastrite e refluxo gastroesofágico", explica o gastroenterologista e hepatologista Rogério Alves.

Em alguns casos, não é o café que causa dor de estômago. A indisposição estomacal pode ser causada por aditivos como leite, creme, adoçante ou açúcar.

QUANTIDADE RECOMENDADA DE CAFÉ POR DIA

Não há problema tomar café todos os dias, mas é preciso dosar. Segundo Sidney Klajner, existe uma dose máxima recomendada para o consumo de cafeína, para evitar os efeitos colaterais do estimulante, como irritabilidade, insônia. A quantidade segura é de 400mg de cafeína, equivalente a 3 ou 4 xícaras de café.

"A mais importante é adequar a quantidade de café para cada tipo de paciente e para cada tipo de complicação que o estímulo pode causar", pontua o cirurgião do aparelho digestivo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES