Um estudo revelou que realizar pausas de apenas 10 segundos durante uma caminhada pode aumentar a queima de calorias em comparação a fazer o percurso sem interrupções. Os resultados dessa pesquisa foram publicados recentemente na revista científica Proceedings of the Royal Society B.
A equipe de pesquisa recrutou 10 voluntários que realizaram caminhadas em esteiras em três diferentes velocidades, alternando intervalos que variavam de três segundos a quatro minutos.
Análise dos dados
Os pesquisadores monitoraram o nível de oxigênio consumido por cada um dos participantes, além de avaliar as demandas metabólicas durante cada intervalo. A análise dos dados revelou que caminhar com intervalos de dez a 30 segundos demandava 60% mais oxigênio em comparação a percorrer a mesma distância sem pausas.
“Quando caminhamos por períodos mais curtos, usamos mais energia e consumimos mais oxigênio para cobrir a mesma distância. É como ter um carro que consome mais combustível durante os primeiros quilômetros do que depois”, explicou Francesco Luciano, um dos pesquisadores, em entrevista ao jornal The Guardian.
A equipe de pesquisa notou que o corpo exigia uma quantidade maior de energia para se aquecer no início de cada caminhada, enquanto essa necessidade diminuía após o início do movimento.