O câncer de pele pode se manifestar por diversos sinais, mas você sabia que ele também começar debaixo das unhas? Embora isso possa parecer improvável, é risco real. Em entrevista ao site americano HuffPost, as dermatologistas Elizabeth Tanzi e Jennifer Holman compartilharam conselhos valiosos para prevenir a doença.
7 ALERTAS SOBRE O CÂNCER DE PELE
1- Câncer de pele pode começar debaixo das unhas: "O melanoma pode se manifestar como novas estrias de pigmento irregulares ao longo da unha", revela Jennifer Holman.
2- Uma sessão de cama de bronzear pode aumentar o risco de melanoma: "Pode aumentar exponencialmente o risco de melanoma. Mulheres com menos de 30 anos têm seis vezes mais probabilidade de desenvolver melanoma de início precoce."
3- Câncer de pele entre os dedos é particularmente perigoso: "Como as pessoas podem não notar uma mudança entre os dedos ou na planta do pé, o melanoma nessas áreas é particularmente perigoso", diz Elizabeth Tanzi.
4- Feridas e cortes que não cicatrizam são sinais de alerta: "Lesões na pele que não cicatrizam com o tempo nunca são normais e podem ser um sinal de alerta."
5- Nem todos os melanomas seguem a regra ABCDE: "Às vezes, nem sequer têm qualquer pigmento."
6- O câncer de pele pode ser confundido com eczema ou psoríase: "Podem também apresentar manchas vermelhas e escamosas."
7- Câncer de pele pode ocorrer em todos os tons de pele: "Todas as pessoas correm o risco de desenvolver este tipo de câncer."
COMO PREVENIR O CÂNCER DE PELE
O sol é responsável por trazer benefícios à nossa vida. Contudo, ao se expor a ele de forma exagerada, o efeito no nosso corpo pode ser danoso. Por isso, é importante evitar e proteger-se da radiação UV em excesso. Conheça as principais formas de prevenção contra o câncer de pele:
- Use chapéus ou bonés e óculos escuros para proteger o couro cabeludo, os olhos e o rosto da exposição solar.
- Cubra áreas do corpo expostas por muito tempo com blusas de manga comprida e calças. Também existem opções de roupas com proteção UV
- Utilize o filtro solar diariamente. Em dias quentes e ensolarados, passe no mínimo três vezes ao dia ou sempre que houver exposição prolongada ao sol.
- Na praia ou no clube, procure ficar sob a sombra e renove a camada de proteção solar com o filtro a cada mergulho.
- Evite práticas de bronzeamento artificial, visto que elas trazem riscos comprovados à saúde da pele, não somente o câncer.
- Consulte um dermatologista regularmente. O médico não só avaliará a sua pele com cuidado, como também dará dicas de como você deve se cuidar adequadamente, a fim de evitar o câncer de pele e outras doenças.