Após a remoção de oito órgãos durante o tratamento de um câncer raro, a britânica Faye Louise conseguiu retomar sua rotina de trabalho. Faye revela que, em 2023, chegou a planejar seu próprio funeral depois que os médicos diagnosticaram um tumor em seu apêndice.
A ex-modelo começou a sentir dores que inicialmente atribuiu aos sintomas relacionados ao ciclo menstrual. No entanto, um ultrassom detectou a presença de um cisto no ovário. Após uma cirurgia para tratar o problema, Faye foi surpreendida com o diagnóstico de câncer, um tipo raro denominado pseudomixoma peritoneal.
Esse tipo de tumor causa o acúmulo de uma substância gelatinosa no abdômen. Como o tumor havia se rompido e disseminado células cancerígenas pelo corpo, Faye teve que passar por uma cirurgia extremamente complexa, que envolveu a remoção de oito órgãos.
Órgão retirados
A operação incluiu a retirada do baço, vesícula biliar, apêndice, ovários, útero, trompas de falópio, umbigo, omento maior e menor (estruturas que conectam o estômago e o duodeno a outros órgãos abdominais), além de parte do fígado. Foi necessário também realizar a raspagem do diafragma e da pelve.
Apesar de enfrentar o que descreveu como "a mãe de todas as cirurgias", Faye recebeu a notícia de que estava livre do câncer e conseguiu retornar ao seu trabalho como despachante de voos no Aeroporto de Gatwick.
"Ser informada de que não há mais sinais da doença foi o maior presente de Natal que eu poderia receber", declarou. Ela revelou que, no ano anterior, não tinha certeza se conseguiria trabalhar novamente. "É um trabalho bastante físico, mas eu amo a aviação e estou muito feliz por estar de volta ao meu cargo", disse à BBC Radio Sussex.
Pseudomixoma peritoneal
Segundo o Cancer Research UK, uma organização dedicada à pesquisa do câncer, o pseudomixoma peritoneal (PMP) é um tipo extremamente raro de câncer, que normalmente tem início no apêndice, embora também possa se desenvolver em outros órgãos, como o intestino, ovários ou bexiga.