Candida auris: tudo o que você precisa saber sobre o superfungo
- Quem corre mais risco?
O Candida auris também pode causar outras infecções invasivas graves, incluindo aquelas associadas ao cérebro, coração e feridas cirúrgicas.
- Quem corre mais risco?
Os surtos geralmente ocorrem em hospitais, lares de idosos e instalações de vida assistida. Por isso, a probabilidade de ocorrer uma infecção por C. auris em pacientes ou residentes desses locais é maior. O superfungo pode se espalhar pelo contato com pacientes ou equipamentos contaminados e é capaz de sobreviver por semanas.
Estão sob alto risco de infecção os pacientes com condições médicas subjacentes graves, incluindo um sistema imunológico enfraquecido, ou que foram tratados com vários agentes antimicrobianos. Além disso, os pacientes que dependem de aparelhos invasivos, como cateteres, tubos de alimentação ou tubos de respiração de ventiladores, são mais vulneráveis à infecção.
Pessoas saudáveis correm pouco risco de desenvolver a infecção, mesmo quando expostas ao fungo. No entanto, ainda exige cautela, porque o Candida auris é capaz de permanecer na pele de qualquer pessoa por até três meses, podendo se espalhar para outras pessoas e, eventualmente, afetar as mais suscetíveis.