Após o Ozempic se tornar popular por causar mudanças na face, o novo "inimigo" nas redes sociais é o cortisol. Esse hormônio, liberado em situações de estresse, pode elevar a pressão arterial e a glicose no sangue, mas também é associado a um fenômeno estético chamado "cara de cortisol" no TikTok. Vídeos virais sugerem que o excesso de cortisol causa inchaço facial, dando uma aparência de "cara de lua".
Especialistas, no entanto, alertam que essa associação pode ser uma vilanização exagerada do hormônio, que tem impactos sistêmicos significativos no corpo.
“O corpo humano precisa de algum cortisol para manter um equilíbrio hormonal saudável. É ele que controla o funcionamento do sistema imunológico e regula o metabolismo, por exemplo. Porém, o atual estilo de vida que temos, nos expondo constantemente ao estresse, pode levar a um estresse crônico, que é altamente prejudicial e afeta não só o formato do rosto como também a qualidade do sono e a forma como o corpo administra suas reservas de gordura”, explica a endocrinologista Deborah Beranger, em entrevista ao Metropoles.
De acordo com ela, o cortisol pode, de fato, causar um leve inchaço no rosto após um dia de estresse intenso. No entanto, esse efeito costuma ser transitório e vem acompanhado de uma série de outros sintomas, como acordar durante a noite, acne ou hematomas frequentes na pele.
Sinais do rosto de cortisol
O excesso de cortisol pode, de fato, impactar o formato do rosto, mas isso é um efeito colateral de várias mudanças no organismo. O estresse pode levar ao aumento do apetite e ao ganho de peso, que afeta o rosto e o corpo como um todo. Além disso, pode causar acne devido ao aumento da produção de óleo e entupimento dos poros, e também pode levar à retenção de líquidos, alterando o formato facial.
O excesso de cortisol pode também levar ao armazenamento de gordura extra nas laterais do rosto, mas esses sinais geralmente só são visíveis em pessoas com a síndrome de Cushing. “A doença leva a níveis altíssimos de cortisol devido ao uso prolongado de medicamentos como esteroides”, esclarece a endocrinologista.
Exceto na síndrome de Cushing, os efeitos do excesso de cortisol são geralmente temporários e sutis. O inchaço causado pelo cortisol raramente é restrito ao rosto e pode estar associado a outros fatores, como retenção de líquidos, ganho de peso, consumo excessivo de álcool, dieta inadequada, problemas linfáticos ou circulatórios e reações alérgicas.