Cardiologista diz quantos ovos podemos comer por dia sem colocar a saúde em risco

Os ovos, queridinhos no mundo fitness há muito tempo, estão entre os assuntos do momento com o início do BBB 25

Ovos cozidos | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os ovos, queridinhos no mundo fitness há muito tempo, estão entre os assuntos do momento com o início do BBB 25. Isso por que a musa fitness Gracyanne Barbosa entrou no programa dizendo que costuma comer 40 ovos por dia. Logo nas primeiras horas de confinamento, ela surpreendeu ao comer nove ovos em uma de suas primeiras refeições.

Ela certamente tem acompanhamento nutricional e essa quantidade é aceita dentro da realidade alimentar e de atividades físicas da influenciadora digital, não podendo se aplicar a qualquer pessoa sem uma orientação profissional. Mas, no geral, qual a quantidade diária de ovos recomendada pelos profissionais?

Segundo o diretor de cardiologia preventiva do Saint Luke’s Mid America Heart Institute em Kansas City, James H O'Keefe, é razoável comer dois ovos por dia, seis dias por semana. “Eu pessoalmente adoro ovos e provavelmente como pelo menos 14 ovos por semana, mas jogo fora pelo menos metade das gemas, porque é onde está todo o colesterol”, observa em entrevista ao ao Today.

Colesterol

A pessoas com colesterol alto, o profissional indica evitar as gemas e optar por ovos fortificados com ômega-3 um nutriente importante para a saúde cardiovascular. “Se você tem diabetes ou doença cardíaca, eu limitaria cinco gemas por semana, mas você pode comer todas as claras que quiser. Elas são completamente neutras”, disse.

O ovo é uma fonte completa de proteína

Além disso, ele tranquilizou as pessoas em relação à proteína. Embora O'Keefe prefira não consumir as gemas, o estudo recomendou que os pacientes consumissem o ovo inteiro, sem apresentar efeitos adversos nas pessoas que comeram até 12 ovos fortificados por semana.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES