Casos de câncer devem crescer: veja os sintomas e os tipos mais frequentes

O Brasil deve registrar a cada ano, entre 2023 e 2025, 704 mil novos casos de câncer, segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Número de casos de câncer deve crescer nos próximos 3 anos no Brasil, segundo o INCA | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Brasil deve registrar a cada ano, entre 2023 e 2025, 704 mil novos casos de câncer, segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com isso, a alta de casos deve ser de quase 13%, se comparado ao triênio anterior. Entre os 21 tipos de câncer mais comuns no Brasil, nós temos o de pele não melanoma, com 31,3% do total de casos; mama feminina, com 10,5% dos casos; próstata, com 10,2% e cólon e reto.

Alguns fatores explicam a alta de casos. Segundo especialistas, um dos motivos é o fato de que a população cresceu, ficou mais velha e a idade é um dos fatores de risco. Há ainda o estilo de vida dessa população, com uma alimentação pouco saudável e sem a prática de atividade física, o que ajuda no surgimento de cânceres. Atualmente, cerca de 60% dos casos diagnosticados estão relacionados ao estilo de vida. 

Câncer de pele não melanoma

Esse é o tipo de câncer mais comum no Brasil, mas, quando detectado e tratado de forma precoce, ele apresenta grande chance de cura. O não melanoma está entre os tumores de pele mais comuns e de menor índice de mortalidade. No entanto, ele pode causar mutilações muito expressivas se não tiver um tratamento adequado. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas deste tipo de câncer são manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; feridas que não cicatrizam em 4 semanas e sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.

Câncer de mama

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A incidência é maior após os 35 anos de idade e vai crescendo com os passar da idade, principalmente após os 50 anos. Antes dos 35 anos, ele costuma ser mais raro. Segundo o Ministério da saúde, os sinais mais comuns da doença são a presença de nódulo, que geralmente não apresenta dor, costuma ser duro e irregular. 

Câncer de próstata

Já entre os homens, depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais comum. A doença afeta a próstata, que é uma glândula que fica abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas na fase inicial. Quando eles começam a aparecer, os mais comuns costumam ser dificuldade de urinar;  sangue na urina; demora em começar e terminar de urinar; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Câncer de cólon e reto

O câncer colorretal é o terceiro em incidência entre a população, com cerca de 40 mil novos casos por ano. Os sinais e sintomas mais comuns são presença de sangue nas fezes; anemia; fraqueza, cansaço; dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração; emagrecimento rápido e não intencional e alteração no ritmo intestinal de início recente - quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação.

  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES