Catarata: o que é, fatores de risco, sintomas e como tratar - O que é catarata?

Uma das principais causas de perda de visão, essa doença pode até ser prevenida - e, acima de tudo, bem tratada. Saiba mais - O que é catarata?

Slide 1 de 6

O que é catarata?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. No Piauí, para se ter ideia, quase metade da população idosa do estado (44,3%) foi diagnosticada com a doença em um ou ambos os olhos.

Com o avançar da idade, as fibras do cristalino aumentam de espessura e de diâmetro, provocando a princípio presbiopia, a popular vista cansada. É por isso que a maioria das pessoas com mais de 45 anos precisa usar óculos para enxergar de perto.

E é como se a catarata fosse a fase seguinte desse processo – a lente natural, além de perder a elasticidade, torna-se opaca. Aos poucos, vai embaçando a visão até que o indivíduo passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira.

A catarata evolui lentamente, mas há casos raros em que ela é congênita – ou seja, bebês nascem com a visão prejudicada por influência do DNA. Em outras situações, a criança é afetada porque a mãe teve rubéola, sífilis ou toxoplasmose nos primeiros três meses de gestação. Confira os sinais e sintomas a seguir:

Slide 1 de 6
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES