Se você vive ou já viveu a fase da adolescência, provavelmente, alguém já te disse que chocolate dá espinha, não é mesmo? Essa e outras dúvidas sobre a acne são comuns, pois ela acomete inúmeras pessoas mundo à fora.
No entanto, inicialmente, é necessário saber que essa condição, na verdade, é uma doença provocada por inflamações e infecções nas glândulas da pele. E pode aparecer em qualquer pessoa, independente de sexo e idade. Geralmente, isso acontece por causa da oleosidade da pele e da presença de células mortas, que impedem o organismo de eliminar impurezas e provocam espinhas, cravos, cistos, caroços e cicatrizes.
Apesar de comum, a acne tem prevenção e tratamento. Por isso, a dermatologista Dra. Ana Paula Coutinho separou quatro mitos e verdades sobre a doença. Confira e descubra como reduzir e até mesmo evitar os danos da condição:
1 – Chocolate dá espinha
Mito. “O chocolate e as frituras, em si, não causam a acne. As grandes causadoras destes problemas são as bactérias. No entanto, uma dieta desequilibrada e muito gordurosa pode aumentar a oleosidade da pele e propiciar uma condição perfeita para o surgimento de cravos e espinhas. Não precisa parar de comer chocolate e batata frita, mas é necessário ter consciência e não exagerar no consumo de alimentos gordurosos”, explica a médica.
2 – Lavar o rosto com frequência evita a acne
Mito. “Após consecutivas e excessivas lavagens, a pele pode ficar ressecada. E, portanto, nosso organismo entende que é necessário estimular as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais sebo no intuito de amenizar esse ressecamento. Isso faz com que a pele fique mais oleosa e com tendência à acne”, conta a especialista.
3 – Hidratantes podem ajudar a combater o problema
Verdade. Segundo a dermatologista, alguns cremes podem auxiliar no combate à acne pois melhoram a hidratação da pele e evitam o aparecimento de inflamações e infecções. O recomendado é procurar orientação de um médico especializado, para que ele indique o melhor produto para o seu tipo de pele.
4 – O sol ajuda a secar espinhas
Mito. "Pegar sol não 'seca' a acne. Pelo contrário, o sol estimula ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piora a inflamação e aumenta a intensidade e frequência das manchas", finaliza a Dra. Coutinho.