Cientistas projetam como será o corpo humano no ano 3000; conheça mudanças

Simulação indica corpo humano com características diferentes em consequência do uso excessivo da tecnologia

O modelo que simula o novo biotipo humano foi nomeado de Mindy | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cientistas da Toll Free Forwarding, empresa de telecomunicações com sede nos Estados Unidos criaram uma projeção de como será o corpo humano no ano 3000. Segundo o experimento, o corpo humano terá como principais características costas curvadas, pescoço largo, mão em garra e até um segundo par de pálpebras. Uma aberração, correto?

No entanto, o projeto emula apenas as consequências de hábitos atuais em um intervalo de 977 anos. Tais mudanças alertam os especialistas e podem ocorrer principalmente por conta do uso de aparelhos eletrônicos, como telefones e computadores. O modelo que simula o novo biotipo humano foi nomeado de Mindy

O avatar sugere eventuais possibilidades de como os humanos seriam em menos de mil anos se permanecerem dependentes da tecnologia igual os dias atuais. O estudo concluiu que, após anos olhando de forma excessiva para smartphones e telas de computador, resultarão em uma postura curvada. Enquanto isso, segundo o modelo, as mãos serão moldadas em forma de garra.

“Quando você trabalha continuamente em um computador ou olhando para o telefone, os músculos na parte de trás do pescoço precisam se contrair para manter a cabeça erguida”, explicou o médico K. Daniel Riew, do New York-Presbyterian Orch Spine Hospital, em comunicado.

E não para por aí. Além da “garra de texto”, como foi nomeada pela empresa, os humanos podem apresentar o “cotovelo do smartphone”, ou seja, um ângulo permanente de 90 graus causado pelo posicionamento típico do braço ao pegar o aparelho eletrônico. Outras características que foram projetadas pelos cientistas incluem um crânio mais grosso e um cérebro menor, bem como uma segunda pálpebra para evitar exposição excessiva à luz.

Não é algo inédito

O projeto não é algo inédito na ciência. Essa não é a primeira vez que pesquisadores criam projeções de condições físicas do corpo no futuro. O avatar Mindy vem logo após Emma, que foi criada em 2019, para destacar a importância de boas condições de trabalho. 

O modelo anterior foi inventado por pesquisadores depois de entrevistas com mais de 3 mil funcionários sobre seus problemas e preocupações de saúde. Emma foi desenvolvida com uma postura permanentemente curvada, olhos vermelhos e secos pela exposição prolongada a uma tela de computador e pele pálida por passar muito tempo à frente de um brilho de luz artificial.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES