Cigarro, sífilis, anemia e outros: 11 problemas que fazem o cabelo cair
- 11. Doenças autoimunes
O rarear dos cabelos não é em si uma doença. É, na verdade, um sintoma – tanto de males que atacam só o couro cabeludo quanto dos que também agridem outras partes do corpo.
- 11. Doenças autoimunes
O fator comum entre as chateações que se enquadram aqui é a agressão das células de defesa contra o próprio organismo. Ocorre que essa investida alastra processos inflamatórios com potencial de machucar o couro cabeludo. Tanto que, entre as consequências do lúpus eritematoso sistêmico – mal que atinge articulações, rins, coração e outros órgãos -, está a alopécia.
Também não dá pra deixar de falar na psoríase. Fora o componente inflamatório, ela instiga a formação de placas na pele que se estendem às entradas da testa. E isso compromete o crescimento de cabelo – inclusive porque rende coceira. Tratar a calvície sem controlar essas condições não vai dar muito certo.
A alopecia areata
Essa doença autoimune se volta especificamente contra os folículos capilares, que sediam a raiz dos fios. Com isso, abrem-se clareiras na cabeça – em casos mais raros, todo o cabelo entra em extinção