Cirurgia bariátrica: confira os tipos, riscos e como fazer pelo SUS
- Os tipos de cirurgia bariátrica
Especialista explica que o tratamento para obesidade também ajuda em doenças como hipertensão, diabete e hérnias de disco.
- Os tipos de cirurgia bariátrica
Existem duas técnicas: o bypass gástrico e a gastrectomia vertical, conhecida também como sleeve. O critério de qual tipo de cirurgia deve ser realizada ocorre após avaliação médica.
“Ambas as técnicas podem ser feitas de forma minimamente invasiva, em que o procedimento é feito por pequenas incisões, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. O principal benefício da videolaparoscopia é a melhor recuperação do paciente”, explica o cirurgião.
Confira a seguir como funciona a cirurgia bariátrica:
Bypass gástrico:
Neste tipo, o cirurgião grampeia parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e cria um desvio no intestino inicial, o que provoca o aumento de hormônios responsáveis pela saciedade. “A técnica representa cerca de 75% de todas as cirurgias bariátricas do mundo”, afirma Alcides.
Sleeve
Também chamado gastrectomia vertical, o estômago é transformado em um tubo com capacidade de 80 a 100 ml. Diferente do bypass, não há desvio intestinal.