Sempre em destaque na mídia, a cantora Jojo Todynho chamou atenção mais vez, só que agora por uma questão de saúde. Ela passou recentemente por um procedimento cirúrgico, uma lipoescultura associada a abdominoplastia. E claro que o assunto despertou o interesse de fãs e curiosos em geral.
De acordo com o cirurgião plástico, Davis Barbosa, atualmente a lipoaspiração é utilizada em associação a quase todos os procedimentos cirúrgicos. “Desde um lifting facial até uma mamoplastia. No abdome tem uma indicação mais precisa. A abdominoplastia tradicional tratará o excesso de pele, a diástase (flacidez muscular) e a lipoaspiração, complementa o resultado pois retira o excesso de gordura, que é frequentemente encontrado nesta região”, explica o médico.
Novas tecnologias
O cirurgião fala também sobre as novas tecnologias que costumam ser usadas nesses procedimentos. A radiofrequência, o ultrassom e o laser são as técnicas mais conhecidas. “Eles causam uma ‘queimadura’ na parte profunda da pele com o objetivo de fazê-la retrair ainda mais do que a retração normal causada pela lipoaspiração”, afirma o especialista.
Em relação a indicações, apesar de poder ser utilizada em qualquer lipoaspiração, segundo Davis, a indicação mais precisa é em casos "intermediários", com um pequeno excesso de pele, em que a lipoaspiração tradicional não teria um resultado satisfatório, mas que se busca evitar uma cicatriz maior. “Deve-se ressaltar que não é um tratamento que pode ser utilizado em todos os casos. Quando o excesso de pele é evidente, é obrigatória a retirada desta pele e a presença de cicatrizes”, ressalta.
Recuperação
Ele ainda explica que a recuperação é semelhante à abdominoplastia tradicional. “Costuma haver pouca dor no local da cirurgia, porém é necessária uma posição curvada nos primeiros 15 dias. A partir de duas semanas é possível o retorno ao trabalho. Atividades físicas leves são permitidas após 30 dias e intensas, após 90 dias”, acrescenta o médico.