Colesterol alto? Fique bem longe destas 3 bebidas

O colesterol alto é um problema que pode se tornar algo bastante grave por estar associado a doenças cardiovasculares

Algumas bebidas podem ser uma bomba para quem tem colesterol alto | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O colesterol alto é um problema que pode se tornar algo bastante grave por estar associado a doenças cardiovasculares, como a obstrução de artérias e ataques cardíacos. A alimentação pode piorar ainda mais o quadro, quando se inclui na dieta alguns tipo de alimentos. Para ajudar a combater esse problema, o website Vidae aponta três bebidas que devem ser evitadas.

Certos tipos de café podem ser um problema para quem sofre para manter o colesterol sob controle. O café expresso, o café turco e o café francês são exemplos desse tipo de bebida que pode aumentar o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Para que não haja maiores problemas, a ingestão precisa ser moderada, o recomendado é de até 400 mililitros de café por dia.

Smoothies

Os smoothies são shakes de frutas, uma bebida cremosa que é feita com pedaços e sucos de frutas e tradicionalmente misturados com iogurtes, leite ou sorvetes. É um opção deliciosa de bebida não alcoólica, no entanto seus ingredientes geralmente são ricos em gorduras saturadas, que que aumentam o colesterol LDL.

Bebidas açucaradas

Não é segredo para ninguém que refrigerantes são ricos em açúcar, assim como as demais bebidas açucaradas, e seu consumo exagerado pode aumentar os níveis de triglicerídeos, que é um tipo de gordura que pode influenciar no aumento do colesterol ruim. Além de evitar essas bebidas, é importante que se priorize uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e graõs integrais.

O colesterol

Amplamente visto como algo ruim, segundo o Ministério da Saúde, o colesterol desempenha funções em nosso organismo. Ele  faz parte da estrutura das células do organismo e é importante para a produção de alguns hormônios e de vitaminas. Além disso, o colesterol forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão. Ou seja, ele exerce um trabalho importante no funcionamento do organismo. 

Mas quando ele fica perigoso? O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. Para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES