Com 8 vantagens, curcumina vira aliada após Covid-19. Saiba por quê! - Efeitos antioxidantes

A curcumina é um dos compostos naturais que vem sendo amplamente investigados para amenizar os efeitos de quem foi infectado com a Covid-19 - Efeitos antioxidantes

Slide 8 de 9

Efeitos antioxidantes

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na infecção grave por Covid-19, a pneumonia pode causar hipoxemia, que por sua vez, altera o metabolismo celular e reduz o suprimento de energia, e aumenta a fermentação anaeróbica. Logo a acidose acontece e faz com que os radicais livres de oxigênio (RL) destruam a camada fosfolipídica da membrana celular. Portanto, um tratamento com propriedades antioxidantes será bom para esses pacientes. Neste sentido, a curcumina é uma ótima opção pelo potente efeito antioxidante presente no rizoma.

A curcumina aumentou o nível de superóxido dismutase (SOD) em lesão pulmonar aguda induzida, por isquemia-reperfusão intestinal em camundongos.

Além disso, a curcumina reduziu o nível de malondialdeído (MDA) e recuperou os níveis de xantina oxidase (XO), e a capacidade antioxidante total em lesão pulmonar induzida por ventilador em ratos.

Da mesma forma, a curcumina aumentou a atividade da enxima superóxido dismutase (SOD) e diminuiu o conteúdo de malondialdeído (MDA) no pulmão em lesão aguda induzida por sepse.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES