Combate o colesterol e o câncer: saiba mais sobre esta fruta que você tem em casa

Ela é uma das frutas mais consumidas no mundo, é nutritiva e versátil, podendo ser ingerida de diversas formas

Colesterol | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A banana, a fruta mais consumida no mundo, é nutritiva e versátil, podendo ser ingerida de diversas formas. A produção global é liderada por Índia, China, Indonésia e Brasil, com destaque para São Paulo, Bahia e Minas Gerais. A planta tropical requer solo fértil, bem drenado e com boa retenção de água, além de calor e umidade constantes, o que favorece sua adaptação em várias regiões.

A banana é uma escolha popular devido à sua acessibilidade e valor nutricional. Segundo dados do Sebrae, cada brasileiro consome, em média, 25 quilos da fruta por ano. Rica em potássio, ela é essencial para o bom funcionamento dos músculos e nervos, além de ser uma excelente fonte de energia rápida. A banana também é bastante versátil, podendo ser transformada em diversos produtos.

Quais são os benefícios da banana para a saúde?

Redução do colesterol ruim

As fibras, especialmente as solúveis, presentes em grande quantidade na banana, ajudam a reduzir o colesterol "ruim" (LDL), o que contribui para diminuir os riscos de doenças cardíacas e AVCs. Além disso, o potássio da fruta auxilia no controle da pressão arterial, pois aumenta a excreção de sódio pela urina e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

Fornece energia

A banana é uma ótima fonte de carboidratos, a principal fonte de energia do organismo. Além disso, a vitamina B6, presente na fruta, auxilia o metabolismo energético e apoia a saúde cerebral. Como fonte natural de eletrólitos, como o potássio, a banana acaba sendo importante para o desempenho muscular.

Aumenta a ingestão de fibras

A recomendação de ingestão diária de fibras para um adulto varia entre 22 e 34 gramas, dependendo da idade e do sexo. Nesse contexto, a banana se destaca como uma excelente aliada, já que uma unidade de tamanho médio (cerca de 18 cm) fornece 3 gramas de fibras.

Prevenção de câncer

Um estudo indica que o consumo de bananas verdes pode reduzir o risco de diversos tipos de câncer em mais de 60%. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, revelou que o amido resistente presente em bananas verdes e cereais pode ser uma ferramenta eficaz no combate à doença.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES