Já diz o ditado: Quem canta os males espanta. A música pode ser um bom remédio para pessoas em geral. Mas de acordo com um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, na vida de idosos a melodia pode melhorar a saúde física e mental de forma eficaz. As entrevistas foram realizadas on-line em julho e agosto de 2023.
Das 2.657 pessoas entrevistadas com idades entre 50 e 80 anos (98%), três quartos disseram que a música os ajuda a aliviar o estresse ou relaxar, 65% disseram que ajuda a saúde mental e o humor e cerca de 60% disseram que ficam energizados ou motivados pela música. No geral, nove em cada 10 participantes da pesquisa (89%) disseram que a música é muito ou algo importante para eles.
A falta de música na vida de uma pessoa parece ter uma diferença real. As pessoas que relataram a sua saúde física como regular ou fraca, ou aquelas que se sentem isoladas, disseram que eram menos propensas a ouvir música todos os dias.
BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA
Estimula a fala: Por conta do envelhecimento, coisas simples do cotidiano acabam ficando mais difíceis, como, por exemplo, falar. As atividades para idosos com música estimulam os participantes a exercitar a fala.
Aumenta a criatividade: Esse tipo de tratamento é eficaz por que também age diretamente na criatividade do paciente. Ele é convidado a expressar seus pensamentos e sentimentos por meio de canções, o que estimula a atividade cerebral.
Combate a depressão: O contato com outras pessoas, bem como a exposição de sentimentos e emoções ajuda a combater a depressão. As atividades para idosos com música acabam se tornando uma ferramenta de apoio psicológico.
Consciência corporal: O envelhecimento também dificulta os movimentos. Com a musicoterapia, o paciente a ter mais consciência sobre o seu corpo, fortalecendo os seus músculos e estimulando os movimentos corporais.
Reduz o estresse: A música age diretamente na produção de hormônios como a serotonina. Ou seja, além de diminuir o estresse, ela também melhora o humor e estimula o bem-estar.
Socialização: Outro benefício das atividades para idosos com música é que elas estimulam a socialização. Assim, os praticantes são convidados a trocarem experiencias e criarem laços de amizade.