Como diferenciar Covid-19, gripe ou resfriado em crianças? - Como identificar e tratar cada uma? 

Já era difícil distinguir gripe de resfriado. Agora, tem a Covid-19 na história. Veja as principais características dos quadros e como agir diante deles - Como identificar e tratar cada uma? 

Slide 1 de 5

Como identificar e tratar cada uma? 

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nariz escorrendo, tosse, febre… Os sintomas chegam com o período mais quente e deixam pais e mães naquela velha dúvida: é gripe ou resfriado? Agora, com o coronavírus, mais uma doença entra nessa equação. Mas, afinal, dá pra diferenciar em casa? 

Para ajudar as famílias, a pediatra Ana Escobar, professora da Universidade de São Paulo (USP), lançou recentemente o e-book É Gripe ou Covid-19? No material, ela explica que as doenças respiratórias virais em geral têm um início muito parecido, com febre e dores pelo corpo, cabeça ou garganta, além de falta de apetite, diarreia e náusea. As crianças também podem ficar mais impacientes e molinhas, principalmente se estiverem febris.

A diferenciação é ainda mais complicada porque as manifestações mais conhecidas da Covid-19 nem sempre aparecem nos pequenos. “Em adultos, a doença apresenta sinais bem característicos, como tosse mais seca e perda do olfato e paladar. Mas, em crianças, eles são menos distintos”, diz a pediatra. “Por isso, só os testes podem confirmar ou descartar o diagnóstico, o que vale para os adultos, aliás”, completa.

Com a ajuda de Ana, destrinchamos abaixo essas três viroses. Mas é sempre bom lembrar: o coronavírus ainda é, em parte, uma incógnita para a ciência, e novos sintomas seguem sendo descobertos. Então é essencial que, ao notar qualquer queixa suspeita nos pequenos, o isolamento social seja seguido até realizar o teste de Covid-19. Confira a seguir:

Slide 1 de 5
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES