Como identificar abuso ou má conduta do médico em exames ginecológicos - Ultrassonografia das mamas ou da pelve

Exames ginecológicos são imprescindíveis para detectar ou prevenir inúmeras doenças - Ultrassonografia das mamas ou da pelve

Slide 5 de 8

Ultrassonografia das mamas ou da pelve

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ultrassom das mamas é um exame simples, que deve ser feito por um médico que avalia — através de um aparelho chamado transdutor — se há nódulos, cistos ou lesões nas mamas.

E assim como no papanicolau, a paciente precisa tirar a roupa (alguns permitem que ela fique com a calcinha) e colocar o avental. Em seguida, já deitada, o especialista abre o avental na parte de cima e passa um gel na região, que facilita o deslizamento do aparelho.

"Também é difícil dizer quando o médico está abusando e quando não está, mas, normalmente, ele não pega com a mão na mama da paciente, só com o transdutor", diz Bruno.

O transvaginal também deve ser realizado por um médico que precisa estar com luvas. A sua função é avaliar órgãos como bexiga, útero, ovários, trompas, porção do reto, e identificar a presença de possíveis miomas, pólipo, cistos ou tumores de ovário, endometriose, adenomiose. É também muito utilizado para definir causas de sangramento vaginal e menstruação aumentada ou dolorosa, além de dor pélvica.

Em relação ao preparo, não há muita diferença dos demais: a paciente tira a toda a roupa e coloca o avental para que o especialista consiga inserir, dentro da vagina com uma camisinha, o aparelho transdutor, um pouco mais grosso.

"Nesse exame, o médico não pega com a mão na paciente, ele só usa o transdutor para fazer movimentos dentro da vagina, as devidas avaliações e identificar possíveis alterações de acordo com os nossos critérios", descreve Bruno, ginecologista e professora da Universidade Federal do Ceará, lembrando que não é possível determinar um tempo específico para a realização desse procedimento.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES