Originária da Índia, o yoga é uma prática que surgiu há mais de 5000 anos atrás. Com as mudanças no mundo, hoje a atividade tem como foco tirar o indivíduo da rotina agitada, segundo a instrutora de yoga Alane Menezes. “A rotina das pessoas deixa elas bem ansiosas, e não é à toa que muitos alunos chegam com indícios de ansiedade e depressão por causa disso”, comenta.
Alane conta que o número de pessoas que buscaram ioga aumentou significativamente, e acredita que foi exatamente por causa da ansiedade que muitos sentiram. “As pessoas entendem que a mente pode ser um inimigo e a saúde mental é um dos assuntos mais abordados atualmente”, fala.
A instrutora recomenda que os alunos pratiquem diariamente a ioga por pelo menos 20 minutos, combinando diferentes estilos de respirações, que ajudam a focar e acalmar o corpo. “Posturas que te exijam permanência são mais indicadas para trabalhar a respiração, pois a concentração se torna foco de toda a ação”, explica.
O yoga pode ser utilizado até em crises de ansiedade, dependendo da pessoa e da crise. Alane explica que, nesse tipo de situação, a concentração e o foco na respiração vão acalmando. “Pode-se deitar de barriga pra cima ou sentar levando o foco ao perceber o ar entrando e saindo”, orienta. Ela complementa que deitar-se em posição fetal pode ajudar também. “Nossa mente trabalha da forma que permitimos. Se você permite se acalmar, ela fará isso, mas é necessário treino e paciência”, complementa.
Além de ajudar na saúde mental, o yoga também pode ser procurado para melhorar a postura e aliviar dores musculares causadas pelas longas horas sentadas diante do computador.