Dietas mirabolantes, jejuns constantes e medicações sem nenhum atestado médico resultam no fracasso para emagrecer. No entanto, como fazer para perder peso de forma leve? A especialista em emagrecimento Edivana Poltronieri vai orientar logo abaixo o processo de emagrecimento saudável. Confira!
Não faça dietas extremamente restritivas
Tudo o que está acima daquilo que você pode entregar só vai dar certo no milagre, ou seja, pense primeiro na sua saúde. "Além de ser insustentável, manter uma dieta restritiva vai contra as necessidades do corpo, o que pode resultar em aumento do apetite e queda do metabolismo. Do organismo em desequilíbrio, podem surgir riscos à saúde e conflitos com os alimentos", argumenta Edivana.
Faça o seu plano de emagrecimento sem copiar de ninguém
"A comparação com outras pessoas pode parecer inevitável, mas pode acabar levando à frustação. Cada pessoa tem seus processos, organismos e biotipos diferentes, e consequentemente planos de emagrecimento diferentes. O que pode ser saudável para um, pode ser prejudicial ao outro. É de extrema importância consultar profissionais qualificados para que juntos criem um plano saudável, sustentável e individualizado", afirma Poltronieri.
Jejum não é a solução!
Os jejuns estão em alta e passar longas horas sem comer parece uma ótima solução para emagrecer. Acontece que não é para todo mundo. "O corpo será obrigado a utilizar suas reservas para continuar funcionando, que resultará em uma perda de peso não tão saudável. A memória e concentração começam a ser prejudicadas. Atrapalham o rendimento e produtividade, principalmente durante as atividades físicas", comenta.
Perdoe a si mesmo!
Não comece com alto grau de exigência: no começo é importante se basear naquilo que pode render de imediato. "Evite se culpar ao cometer um erro. Nasce o sentimento de culpa quando a dieta é restritiva e em seguida ingere um alimento gorduroso. O que muitas vezes pode resultar em uma desistência de uma vida mais saudável. É importante lembrar que um erro não irá prejudicar o processo e que tudo isso faz parte para alcançar o propósito final", finaliza Edivana.