Confira 8 mitos e verdades sobre o parto humanizado
- O que é um parto humanizado?
Ele nada mais significa do que respeitar mãe e bebê em todas as etapas, mas o tema ainda é cercado de dúvidas. Esclareça algumas conosco
- O que é um parto humanizado?
Nos últimos anos, cresceu o debate sobre o parto humanizado, que prega o nascimento da maneira mais natural possível e dá à mulher uma boa dose de autonomia no processo. O movimento é uma resposta ao que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama de “medicalização do parto”, ou seja, o uso indiscriminado de intervenções e cirurgias que às vezes até prejudicam a mãe e o bebê. Segundo a entidade e diversas pesquisas científicas, nascer em um ambiente acolhedor e na hora certa (sinalizada pelo início do trabalho de parto) via de regra é a melhor maneira de vir ao mundo.
Que fique claro, o parto humanizado não é o oposto de uma cesariana. Aliás, o nascimento por métodos naturais também pode ser extremamente desumano em algumas situações. Esse é inclusive o primeiro dos oito mitos que abordamos aqui, a partir de uma conversa com Ana Cristina Duarte, obstetriz e idealizadora do Siaparto, o Simpósio Internacional de Assistência ao Parto. Confira: