Confira os sintomas da misteriosa síndrome da boca ardente - Os principais sintomas

De origem desconhecida, esse quadro costuma causar dor e queimação na cavidade oral. Investigamos o que se sabe sobre ele - Os principais sintomas

Slide 3 de 5

Os principais sintomas

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A situação provoca, como o próprio nome indica, um incômodo do tipo queimação. “A dor se localiza, geralmente, nos dois terços anteriores da língua. Mas pode atingir a boca toda”, conta Maura. “Definimos como síndrome da boca ardente, ou glossodinia, quando a alteração ocorre, no mínimo, durante quatro a seis meses”, explica.

A médica nota que o termo “síndrome” é usado em alusão a outros sintomas que podem acompanhar a tal ardência, a exemplo de boca seca, modificação na função salivar e mudanças de percepção de paladar.

De acordo com Maura, estatísticas apontam que a alteração no paladar e até sensações “fantasma” de gosto ocorrem entre 11 a 69% dos pacientes. “As descrições são, normalmente, de intensificação da percepção dos sabores azedo e amargo e redução da assimilação do doce. Já a compreensão do salgado pode aumentar ou diminuir”, descreve a especialista.

No dia a dia, alguns hábitos podem piorar essas manifestações, como uso de enxaguantes bucais com álcool, ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de alimentos muito quentes, condimentados ou ácidos. “Alguns pacientes relatam piora quando estão muito cansados ou estressados”, lembra Maura. Tratamento dentário e doenças associadas também podem disparar os sintomas.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES